dc.contributor.advisor | Colomé, Clara Leonida Marques | |
dc.creator | Renz, Melina Lorenz | |
dc.date.accessioned | 2018-09-26T11:43:44Z | |
dc.date.available | 2018-09-26T11:43:44Z | |
dc.date.issued | 2011-06-18 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14390 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This paper presents an initial reflection on the teaching and practice of pharmacy in a
process of training non-traditional, such as which promotes for a multidisciplinary
residence program. Objective is, thus, support and systematize ideas concerning the
education and practice of the pharmacist, considering the role it should play in
society, as a health professional. The theoretical framework that supports this
thought comes: the legal documents of the National Curricular Guidelines for
Undergraduate Pharmacy Education, programme of the Integrated Multidisciplinary
Residence Program in Public Health System, Federal University of Santa Maria, as
well as studies that deal of training and practice of pharmacy in the Brazilian context.
The insights of practical experience in the environment of those who subscribes to
this text, are also subsidies for their development. Among the concluding remarks,
we highlight the indispensability of the redefinition of graduate in pharmacy, it is
insufficient mere aggregation of professional qualifications, devoid of a new
conception of what is a pharmacist technically competent and socially committed. Still
considers the practice of pharmaceutical care must be main orientation of teaching
and acting of the pharmacist and the rescue of their professional identity. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Residência multiprofissional | por |
dc.subject | Atuação do farmacêutico | por |
dc.subject | Ensino farmacêutico | por |
dc.subject | Multidisciplinary residence | eng |
dc.subject | Role of the pharmacist | eng |
dc.subject | Pharmaceutical education | eng |
dc.title | Formação e atuação do farmacêutico: uma percepção a partir de um programa de residência multiprofissional integrada | por |
dc.title.alternative | Education and practice of the pharmacist: a perception from an integrated program of residence multiprofessional | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde | por |
dc.description.resumo | O presente texto apresenta uma reflexão inicial a respeito do ensino e da prática do
farmacêutico inserido num processo de formação não tradicional, tal como o
oportunizado por um programa de residência multiprofissional. Objetiva-se, com isto,
fundamentar e sistematizar ideias referentes à formação e à atuação do
farmacêutico, considerando o papel que esse deve desempenhar na sociedade,
enquanto profissional da saúde. O embasamento teórico que sustenta esta reflexão
advém: de documentos legais,das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de
Graduação em Farmácia, do Projeto Pedagógico do Programa de Residência
Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde da Universidade Federal
de Santa Maria, bem como de estudos que tratam da formação e da prática do
farmacêutico no contexto brasileiro. As percepções decorrentes da vivência no
ambiente de prática de quem subscreve este texto, também se constituíram
subsídios para a sua elaboração. Dentre as considerações finais, destaca-se a
imprescindibilidade da redefinição do perfil do graduado em Farmácia, não sendo
suficiente a simples agregação de habilitações profissionais, desprovidas de uma
nova concepção do que seja um farmacêutico tecnicamente competente e
socialmente comprometido. Ainda pondera-se que a prática de atenção farmacêutica
deve ser operante como eixo orientador da formação e da atuação do farmacêutico
e no resgate de sua identidade profissional. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |