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dc.contributor.advisorColomé, Clara Leonida Marques
dc.creatorRenz, Melina Lorenz
dc.date.accessioned2018-09-26T11:43:44Z
dc.date.available2018-09-26T11:43:44Z
dc.date.issued2011-06-18
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14390
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis paper presents an initial reflection on the teaching and practice of pharmacy in a process of training non-traditional, such as which promotes for a multidisciplinary residence program. Objective is, thus, support and systematize ideas concerning the education and practice of the pharmacist, considering the role it should play in society, as a health professional. The theoretical framework that supports this thought comes: the legal documents of the National Curricular Guidelines for Undergraduate Pharmacy Education, programme of the Integrated Multidisciplinary Residence Program in Public Health System, Federal University of Santa Maria, as well as studies that deal of training and practice of pharmacy in the Brazilian context. The insights of practical experience in the environment of those who subscribes to this text, are also subsidies for their development. Among the concluding remarks, we highlight the indispensability of the redefinition of graduate in pharmacy, it is insufficient mere aggregation of professional qualifications, devoid of a new conception of what is a pharmacist technically competent and socially committed. Still considers the practice of pharmaceutical care must be main orientation of teaching and acting of the pharmacist and the rescue of their professional identity.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectResidência multiprofissionalpor
dc.subjectAtuação do farmacêuticopor
dc.subjectEnsino farmacêuticopor
dc.subjectMultidisciplinary residenceeng
dc.subjectRole of the pharmacisteng
dc.subjectPharmaceutical educationeng
dc.titleFormação e atuação do farmacêutico: uma percepção a partir de um programa de residência multiprofissional integradapor
dc.title.alternativeEducation and practice of the pharmacist: a perception from an integrated program of residence multiprofessionaleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoO presente texto apresenta uma reflexão inicial a respeito do ensino e da prática do farmacêutico inserido num processo de formação não tradicional, tal como o oportunizado por um programa de residência multiprofissional. Objetiva-se, com isto, fundamentar e sistematizar ideias referentes à formação e à atuação do farmacêutico, considerando o papel que esse deve desempenhar na sociedade, enquanto profissional da saúde. O embasamento teórico que sustenta esta reflexão advém: de documentos legais,das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia, do Projeto Pedagógico do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde da Universidade Federal de Santa Maria, bem como de estudos que tratam da formação e da prática do farmacêutico no contexto brasileiro. As percepções decorrentes da vivência no ambiente de prática de quem subscreve este texto, também se constituíram subsídios para a sua elaboração. Dentre as considerações finais, destaca-se a imprescindibilidade da redefinição do perfil do graduado em Farmácia, não sendo suficiente a simples agregação de habilitações profissionais, desprovidas de uma nova concepção do que seja um farmacêutico tecnicamente competente e socialmente comprometido. Ainda pondera-se que a prática de atenção farmacêutica deve ser operante como eixo orientador da formação e da atuação do farmacêutico e no resgate de sua identidade profissional.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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