dc.description.resumo | O desenvolvimento e o avanço tecnológico estão reconfigurando as atuais formas de
espaço e tempo, levando-nos a constantes e rápidas transformações, o que está tornando
a sociedade cada vez mais sedentária. O sedentarismo tecnológico é uma conseqüência
dessa realidade. Sedentarismo Tecnológico é fruto de um baixo índice de atividade física,
aliado a uma alta exposição à tecnologia. O estudo teve como objetivo detectar e analisar o
sedentarismo tecnológico em escolares e os possíveis reflexos nas aulas de Educação
Física Escolar. A amostra esteve constituída de 53 alunos, da 6ª a 7ª séries (entre 11 e 15
anos), de ambos os sexos. Após a seleção dos alunos considerados sedentários
tecnológicos, o grupo de estudo passou a ser de 6 alunos, sendo 3 do gênero feminino e 3
do masculino, com idade entre 12 e 15 anos, de uma escola pública do município de Vera
Cruz, RS que freqüentavam as aulas de Educação Física, além de duas professoras de
Educação Física que lecionavam para estes alunos. O instrumento de pesquisa aplicado foi
um questionário com perguntas fechadas aplicados aos alunos e entrevista estruturada
com perguntas abertas, realizadas com as professoras. Notou-se que os alunos
sedentários tecnológicos possuem acesso as tecnologias e que não possuem nenhum tipo
de restrição quanto ao tempo de exposição das mesmas por parte de seus responsáveis,
passando muitas horas à frente delas. Em relação ao perfil traçado pelos alunos
sedentários tecnológicos, 100% se dizem preguiçosos, 83,33% ansiosos, 100% dizem
dormir tarde, porque ficam assistindo televisão ou na internet e 83,33% dizem acordar
tarde e quando não há o que fazer ficam na cama. Em relação às aulas de educação física,
constatou-se que 83,33% dos alunos não participavam de forma integral das mesmas,
66,65% apresentavam algum tipo de dificuldade em realizar determinadas tarefas
solicitadas pelas professoras, que conforme elas eram devido à falta de vontade, preguiça,
por serem acomodados e pela falta de habilidade nas atividades propostas. Nota-se
reflexos negativos do sedentarismo tecnológico nas aulas de educação física,
principalmente no que diz respeito a participação dos alunos nas aulas, o que traz sérias
implicações, tanto no que diz respeito a aquisição de um estilo de vida ativo por parte dos
jovens, quanto a importância que atribuem às aulas de educação física. | por |