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dc.contributor.advisorMagno Junior, Mario Gerson Miranda
dc.creatorRedin, Taciane Manfio
dc.date.accessioned2018-09-26T15:31:09Z
dc.date.available2018-09-26T15:31:09Z
dc.date.issued2011-10-15
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14397
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis article discusses the use of conceptual maps in the classroom in early years and seeks to report one of the ways how this new teaching tools can be used in the various disciplines of the early years, providing a range of new perspectives to innovate learning strategy. The purpose of this paper is to insert in the school context the conceptual maps through the application of ICTs, to occur a significant learning and a better determination of the contents of the disciplines, as an innovative way of working in elementary school. This survey was conducted at the Escola Municipal de ensino fundamental Augusto Vitor Costa, located in Caçapava do Sul, R/S and the population searched was composed of twenty-one students of the 5th Year of elementary school, aged around ten years. The population was part of the search has participatory character, demonstrating curiosity and involvement in the activities of classroom where the author teaches. Practical experience of this work has provided students entering ace new technologies through a educational software that provided a good development in relation to conceptual maps built with the use of ICTs.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMapa conceitualpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInspirationeng
dc.subjectConceptual mapeng
dc.subjectEducationeng
dc.titleO uso de mapas conceituais nas disciplinas das séries iniciais para inovar a estratégia de aprendizagem, incluindo as TICspor
dc.title.alternativeThe use of conceptual maps in the disciplines of grades to innovate learning strategy, including ICTseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo discute o uso dos mapas conceituais em sala de aula nos anos iniciais e procura relatar uma das maneiras como esta nova ferramentas de ensino pode ser utilizada nas diversas disciplinas dos anos iniciais, possibilitando um leque de novas perspectivas para inovar a estratégia de aprendizagem.O objetivo deste trabalho é de inserir no contexto escolar os mapas conceituais através da aplicação das TICs, para que ocorra uma aprendizagem significativa e uma melhor fixação dos conteúdos das disciplinas, como uma forma inovadora de trabalho no ensino fundamental. Esta pesquisa foi realizada na Escola Municipal de ensino fundamental Augusto Vitor Costa, localizado no município de Caçapava do Sul, R/S e a população pesquisada foi composta de vinte e um alunos do 5º Ano do ensino fundamental, na faixa etária em torno dos dez anos. A população que fez parte da pesquisa possui caráter participativo, demonstrando curiosidade e envolvimento nas atividades de sala de aula onde a autora leciona. A experiência prática deste trabalho proporcionou aos alunos a inserção ás novas tecnologias através de um software educacional que proporcionou um bom desenvolvimento com relação á construção de mapas conceituais com a utilização das TICs.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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