Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGlufke, Ronaldo Martins
dc.creatorRamos, Christiane
dc.date.accessioned2018-09-27T12:41:56Z
dc.date.available2018-09-27T12:41:56Z
dc.date.issued2010-10-04
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14410
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractDespite the natural convergence between Information and Communication Technology (ICT) and Environmental Education (EE), in some contexts, such as the EE developed in Protected Areas (PA), the initiatives are still incipient, or at least are few cases reported. This paper presents preliminary research on the use of ICT in programs of EE developed in the PA in the state of Rio Grande do Sul (RS). By applying a questionnaire to managers of protected areas, via electronic mail, we evaluated the development of EE programs, as well as the use of ICTs in these programs. While most PA evaluated using ICT at least one provided in the questionnaire, the low frequencies achieved for almost all items showed that ICT are still little used in the EE developed in the PA of the RS state.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectUnidades de conservaçãopor
dc.subjectInformation and communication technologieseng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectProtected areaseng
dc.titleUso das tecnologias da informação e comunicação em programas de educação ambiental nas unidades de conservação do Rio Grande do Sulpor
dc.title.alternativeUse of information and communication technologies in environmental education programs in the protected areas of Rio Grande do Suleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoA despeito da natural convergência entre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a Educação Ambiental (EA), em alguns contextos, como no caso da EA desenvolvida em Unidades de Conservação (UC), são ainda incipientes as iniciativas, ou pelo menos são poucos os casos relatados. Este artigo apresenta uma pesquisa preliminar sobre o uso das nos programas de EA desenvolvidos nas UC localizadas no estado do Rio Grande do Sul (RS). Através da aplicação de um questionário aos gestores das UC, via mensagem eletrônica, foi avaliado o desenvolvimento de programas de EA, bem como o uso de TIC nesses programas. Apesar da maioria das UC avaliadas utilizarem pelo menos uma das TIC apresentadas no questionário, as baixas freqüências alcançadas por quase todos os itens evidenciam que as TIC ainda são pouco utilizadas na EA desenvolvida nas UC do estado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto