dc.contributor.advisor | Fruet, Fabiane Sarmento Oliveira | |
dc.creator | Radaelli, Mara Regina Rosa | |
dc.date.accessioned | 2018-09-27T13:14:37Z | |
dc.date.available | 2018-09-27T13:14:37Z | |
dc.date.issued | 2010-11-19 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14412 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This article presents an experience related to the introduction of Information and Communication Technologies in educational context. We discuss some relevant aspects in the interaction between teacher / student, student / teacher and student / student, due to technologies found in school environments. Furthermore, we emphasized the importance of planning for cooperative activities among those involved in teaching-learning process through Webquest methodology. During this investigation, it was designed and developed the Aluno Monitor Project, which involved a group of students and teachers in state schools of Cruz Alta - RS. We believe that the results of this research may contribute to a reflection about the integration of technological resources to support for teaching and learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | Webquest | eng |
dc.subject | Information and communication technologies | eng |
dc.subject | Teaching-learning process | eng |
dc.title | Tecnologias da informação e da comunicação como recurso para potencializar a aprendizagem a interação entre alunos e professores | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta uma experiência relacionada à inserção das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no contexto educacional. Foram abordados alguns aspectos relevantes na interação entre professor/aluno, aluno/professor e aluno/aluno, proporcionada pelas tecnologias presentes nos ambientes escolares. Além disso, destacou-se a importância do planejamento de atividades cooperativas entre os envolvidos no processo ensino-aprendizagem, por meio da metodologia Webquest. No decorrer desta investigação, foi planejado e desenvolvido o projeto Aluno Monitor, que envolveu um grupo de alunos e professores da rede estadual de ensino, da cidade de Cruz Alta – RS. Acredita-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir para uma reflexão sobre a integração de recursos tecnológicos como suporte ao ensino-aprendizagem. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |