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dc.contributor.advisorBulegon, Ana Marli
dc.creatorRitta, Jaqueline de Souza
dc.date.accessioned2018-09-27T13:40:16Z
dc.date.available2018-09-27T13:40:16Z
dc.date.issued2009-10-27
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14413
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis article sought to investigate how the Virtual Vision can help as a teaching resource in the teaching learning of students with visual handicap at the Municipal School Leonor Pires de Macedo, located in the municipality of Restinga Seca, Brazil. For this we used the Virtual vision that enables the blind to use independently, the Windows, Office, Internet Explorer and other applications, through reading the menus and screens of these programs for a speech synthesizer. After a period of 30 days with classes twice a week, it was observed that the Virtual Vision was efficient as a teaching tool in the learning process, since the computer, combined with practical pedagogical committed to training people , a powerful tool for the teachinglearning process, helping to promote the cognitive development and socio-affective the visually impaired.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectPrograma virtual visionpor
dc.subjectDeficientes visuaispor
dc.subjectTechnologieseng
dc.subjectThe virtual visioneng
dc.subjectImpaired visualeng
dc.titleO uso da tecnologia como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência visualpor
dc.title.alternativeUse of technology as a teaching resource in the teaching-learning of students with visual impairmenteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Sêca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo investigar como o programa Virtual Vision pode auxiliar como recurso didático no processo de ensino aprendizagem de alunos com deficiência visual na Escola Municipal Leonor Pires de Macedo, localizada no município de Restinga Seca, RS. Para isso utilizou-se o programa Virtual vision que possibilita ao deficiente visual utilizar com autonomia o Windows, o Office, o Internet Explorer e outros aplicativos, através da leitura dos menus e telas desses programas por um sintetizador de voz. Após um período de 30 dias com aulas duas vezes por semana, observou-se que o programa Virtual Vision mostrou-se eficiente como recurso didático no processo ensino aprendizagem, uma vez que o computador, aliado a uma prática pedagógica comprometida com a formação de cidadãos, é uma poderosa ferramenta para o processo ensino-aprendizagem, contribuindo para propiciar o desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo das deficientes visuais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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