dc.contributor.advisor | Bulegon, Ana Marli | |
dc.creator | Ritta, Jaqueline de Souza | |
dc.date.accessioned | 2018-09-27T13:40:16Z | |
dc.date.available | 2018-09-27T13:40:16Z | |
dc.date.issued | 2009-10-27 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14413 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This article sought to investigate how the Virtual Vision can help as a
teaching resource in the teaching learning of students with visual
handicap at the Municipal School Leonor Pires de Macedo, located in
the municipality of Restinga Seca, Brazil. For this we used the Virtual
vision that enables the blind to use independently, the Windows,
Office, Internet Explorer and other applications, through reading the
menus and screens of these programs for a speech synthesizer.
After a period of 30 days with classes twice a week, it was observed
that the Virtual Vision was efficient as a teaching tool in the learning
process, since the computer, combined with practical pedagogical
committed to training people , a powerful tool for the teachinglearning
process, helping to promote the cognitive development and
socio-affective the visually impaired. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Tecnologias | por |
dc.subject | Programa virtual vision | por |
dc.subject | Deficientes visuais | por |
dc.subject | Technologies | eng |
dc.subject | The virtual vision | eng |
dc.subject | Impaired visual | eng |
dc.title | O uso da tecnologia como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência visual | por |
dc.title.alternative | Use of technology as a teaching resource in the teaching-learning of students with visual impairment | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Sêca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como objetivo investigar como o programa
Virtual Vision pode auxiliar como recurso didático no processo de
ensino aprendizagem de alunos com deficiência visual na Escola
Municipal Leonor Pires de Macedo, localizada no município de
Restinga Seca, RS. Para isso utilizou-se o programa Virtual vision
que possibilita ao deficiente visual utilizar com autonomia o
Windows, o Office, o Internet Explorer e outros aplicativos, através
da leitura dos menus e telas desses programas por um sintetizador de voz. Após um período de 30 dias com aulas duas vezes por
semana, observou-se que o programa Virtual Vision mostrou-se
eficiente como recurso didático no processo ensino aprendizagem,
uma vez que o computador, aliado a uma prática pedagógica
comprometida com a formação de cidadãos, é uma poderosa
ferramenta para o processo ensino-aprendizagem, contribuindo para
propiciar o desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo das deficientes
visuais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |