dc.creator | Numer, Francine Mirele | |
dc.date.accessioned | 2018-09-27T21:41:53Z | |
dc.date.available | 2018-09-27T21:41:53Z | |
dc.date.issued | 2017-08-23 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14418 | |
dc.description.abstract | Spatial Geometry is a currently applied content on the high school curriculum in most
high schools in Brazil. Proposing a different way to calculate volumes from Definite
Integrals is giving students one more tool to solve the questions. Didactics of
Problem Solving and Mathematical Modeling are excellent ways to stimulate students
to learn, think and develop critical sense, as well as to apply their Definite Integral
knowledge when calculating volumes, being able to turn the common learning much
more meaningful. Allied to GeoGebra, a Dynamic Geometry software that enables
geometric, algebraic and graphic visualization of functions, Problem Solving and
Mathematical Modeling can effectively foster students learning. In this present work,
activities performed with the students involving calculus of monument’s volumes
using definite integrals are presented. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Resolução de problemas | por |
dc.subject | Modelagem matemática | por |
dc.subject | GeoGebra | por |
dc.subject | Integrais definidas | por |
dc.subject | Geometria espacial | por |
dc.subject | Problem solving | eng |
dc.subject | Mathematical modeling | por |
dc.subject | GeoGebra | eng |
dc.subject | Definite integrals | eng |
dc.subject | Spatial geometry | eng |
dc.title | Cálculo de volume de monumentos a partir de integrais definidas para alunos do ensino médio com apoio do software geogebra | por |
dc.title.alternative | Monuments volume calculation using definite integrals for high school students with the support of geogebra software | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A Geometria Espacial é um conteúdo comumente trabalhado nos currículos de
Ensino Médio na maioria das escolas no Brasil. Acrescentar uma outra forma para o
cálculo de volumes a partir de Integrais Definidas é dar mais uma ferramenta aos
alunos para resolver questões. As didáticas de Resoluções de Problemas e de
Modelagem Matemática são excelentes formas de estimular o aluno a aprender, a
pensar e a desenvolver o senso crítico e, por exemplo, aplicar seus conhecimentos
de Integral Definida para o cálculo de volumes, podendo tornar a aprendizagem mais
significativa. Aliada ao GeoGebra, software de Geometria Dinâmica que possibilita a
visualização geométrica, algébrica e gráfica de funções, a Resolução de Problemas
e a Modelagem Matemática poderão auxiliar positivamente a aprendizagem dos
alunos. Neste trabalho, são apresentadas atividades realizadas com os alunos
envolvendo cálculo de volumes de monumentos com a utilização de integrais
definidas. | por |
dc.contributor.advisor1 | Pansonato, Claudia Candida | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5048965212765046 | por |
dc.contributor.referee1 | Santarosa, Maria Cecilia Pereira | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7310867402763253 | por |
dc.contributor.referee2 | Sant'Ana, Alvino Alves | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5962460505956770 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3874622677192208 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Matemática | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |