Mostrar registro simples

dc.creatorNumer, Francine Mirele
dc.date.accessioned2018-09-27T21:41:53Z
dc.date.available2018-09-27T21:41:53Z
dc.date.issued2017-08-23
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14418
dc.description.abstractSpatial Geometry is a currently applied content on the high school curriculum in most high schools in Brazil. Proposing a different way to calculate volumes from Definite Integrals is giving students one more tool to solve the questions. Didactics of Problem Solving and Mathematical Modeling are excellent ways to stimulate students to learn, think and develop critical sense, as well as to apply their Definite Integral knowledge when calculating volumes, being able to turn the common learning much more meaningful. Allied to GeoGebra, a Dynamic Geometry software that enables geometric, algebraic and graphic visualization of functions, Problem Solving and Mathematical Modeling can effectively foster students learning. In this present work, activities performed with the students involving calculus of monument’s volumes using definite integrals are presented.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectModelagem matemáticapor
dc.subjectGeoGebrapor
dc.subjectIntegrais definidaspor
dc.subjectGeometria espacialpor
dc.subjectProblem solvingeng
dc.subjectMathematical modelingpor
dc.subjectGeoGebraeng
dc.subjectDefinite integralseng
dc.subjectSpatial geometryeng
dc.titleCálculo de volume de monumentos a partir de integrais definidas para alunos do ensino médio com apoio do software geogebrapor
dc.title.alternativeMonuments volume calculation using definite integrals for high school students with the support of geogebra softwareeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA Geometria Espacial é um conteúdo comumente trabalhado nos currículos de Ensino Médio na maioria das escolas no Brasil. Acrescentar uma outra forma para o cálculo de volumes a partir de Integrais Definidas é dar mais uma ferramenta aos alunos para resolver questões. As didáticas de Resoluções de Problemas e de Modelagem Matemática são excelentes formas de estimular o aluno a aprender, a pensar e a desenvolver o senso crítico e, por exemplo, aplicar seus conhecimentos de Integral Definida para o cálculo de volumes, podendo tornar a aprendizagem mais significativa. Aliada ao GeoGebra, software de Geometria Dinâmica que possibilita a visualização geométrica, algébrica e gráfica de funções, a Resolução de Problemas e a Modelagem Matemática poderão auxiliar positivamente a aprendizagem dos alunos. Neste trabalho, são apresentadas atividades realizadas com os alunos envolvendo cálculo de volumes de monumentos com a utilização de integrais definidas.por
dc.contributor.advisor1Pansonato, Claudia Candida
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5048965212765046por
dc.contributor.referee1Santarosa, Maria Cecilia Pereira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7310867402763253por
dc.contributor.referee2Sant'Ana, Alvino Alves
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5962460505956770por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3874622677192208por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International