Desenvolvimento linguístico e aprendizagem: aproximações à educação de surdos
Resumo
O presente estudo realizado no Curso de Especialização em Educação
Especial-Déficit Cognitivo e Educação de Surdos têm como propósito oferecer
subsídios para um olhar diferenciado sobre a questão da educação dos surdos em
uma escola de surdos, e sobre a inclusão destes no ensino regular.
A abordagem da discussão foi construída a partir da realização de entrevistas
com alunos que estudam em uma Escola para Surdos da rede Municipal de ensino
no município de Gravataí, onde são atendidos no Ciclo II e III do ensino
fundamental, sendo oriundos de escolas regulares. Para dar suporte a discussão do
tema, buscou-se apoio no campo dos Estudos Culturais em Educação.
Nessa direção, o presente trabalho objetiva aprofundar estudos sobre a
realidade vivenciada dos sujeitos surdos, analisando o motivo, pelo quais estes
sujeitos matriculados em escolas regulares, após alguns anos de escolarização,
algumas vezes acabam procurando escolas de surdos. Nesse sentido não pretendo
definir uma posição contrária ou favorável à inclusão escolar, mas busco entender
de que forma esta vem acontecendo com estes sujeitos.
No decorrer deste artigo não pretendo provar ou definir qual seria o lugar ideal
para o desenvolvimento desses alunos. O que busco é instigar o debate sobre a
influência do ambiente linguístico no processo de aprendizagem dos sujeitos surdos.
Assim, almeja-se que de algum modo este trabalho possa contribuir para a
formação de novas posturas e de novos olhares para os evolvidos na educação, e
especialmente na educação de surdos.
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