dc.contributor.advisor | Morgenstern, Juliane Marschall | |
dc.creator | Rosa, Marlei Urssulin da | |
dc.date.accessioned | 2018-09-28T14:07:15Z | |
dc.date.available | 2018-09-28T14:07:15Z | |
dc.date.issued | 2010-12-28 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14422 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação de surdos | por |
dc.subject | Linguagem | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.title | Desenvolvimento linguístico e aprendizagem: aproximações à educação de surdos | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Gravataí, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo realizado no Curso de Especialização em Educação
Especial-Déficit Cognitivo e Educação de Surdos têm como propósito oferecer
subsídios para um olhar diferenciado sobre a questão da educação dos surdos em
uma escola de surdos, e sobre a inclusão destes no ensino regular.
A abordagem da discussão foi construída a partir da realização de entrevistas
com alunos que estudam em uma Escola para Surdos da rede Municipal de ensino
no município de Gravataí, onde são atendidos no Ciclo II e III do ensino
fundamental, sendo oriundos de escolas regulares. Para dar suporte a discussão do
tema, buscou-se apoio no campo dos Estudos Culturais em Educação.
Nessa direção, o presente trabalho objetiva aprofundar estudos sobre a
realidade vivenciada dos sujeitos surdos, analisando o motivo, pelo quais estes
sujeitos matriculados em escolas regulares, após alguns anos de escolarização,
algumas vezes acabam procurando escolas de surdos. Nesse sentido não pretendo
definir uma posição contrária ou favorável à inclusão escolar, mas busco entender
de que forma esta vem acontecendo com estes sujeitos.
No decorrer deste artigo não pretendo provar ou definir qual seria o lugar ideal
para o desenvolvimento desses alunos. O que busco é instigar o debate sobre a
influência do ambiente linguístico no processo de aprendizagem dos sujeitos surdos.
Assim, almeja-se que de algum modo este trabalho possa contribuir para a
formação de novas posturas e de novos olhares para os evolvidos na educação, e
especialmente na educação de surdos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |