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dc.contributor.advisorMorgenstern, Juliane Marschall
dc.creatorRosa, Marlei Urssulin da
dc.date.accessioned2018-09-28T14:07:15Z
dc.date.available2018-09-28T14:07:15Z
dc.date.issued2010-12-28
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14422
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação de surdospor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectInclusãopor
dc.titleDesenvolvimento linguístico e aprendizagem: aproximações à educação de surdospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Gravataí, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo realizado no Curso de Especialização em Educação Especial-Déficit Cognitivo e Educação de Surdos têm como propósito oferecer subsídios para um olhar diferenciado sobre a questão da educação dos surdos em uma escola de surdos, e sobre a inclusão destes no ensino regular. A abordagem da discussão foi construída a partir da realização de entrevistas com alunos que estudam em uma Escola para Surdos da rede Municipal de ensino no município de Gravataí, onde são atendidos no Ciclo II e III do ensino fundamental, sendo oriundos de escolas regulares. Para dar suporte a discussão do tema, buscou-se apoio no campo dos Estudos Culturais em Educação. Nessa direção, o presente trabalho objetiva aprofundar estudos sobre a realidade vivenciada dos sujeitos surdos, analisando o motivo, pelo quais estes sujeitos matriculados em escolas regulares, após alguns anos de escolarização, algumas vezes acabam procurando escolas de surdos. Nesse sentido não pretendo definir uma posição contrária ou favorável à inclusão escolar, mas busco entender de que forma esta vem acontecendo com estes sujeitos. No decorrer deste artigo não pretendo provar ou definir qual seria o lugar ideal para o desenvolvimento desses alunos. O que busco é instigar o debate sobre a influência do ambiente linguístico no processo de aprendizagem dos sujeitos surdos. Assim, almeja-se que de algum modo este trabalho possa contribuir para a formação de novas posturas e de novos olhares para os evolvidos na educação, e especialmente na educação de surdos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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