Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRocha, Karla Marques da
dc.creatorRocha, Jane Lúcia de Freitas Durso da
dc.date.accessioned2018-09-28T14:22:15Z
dc.date.available2018-09-28T14:22:15Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14423
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis article deals with the issue of inclusive education and building knowledge (reading and writing) for students with cognitive impairment, through the Information and Communication Technologies (ICTs). Its primary purpose is to reflect on how the use of blogs helps in the process of reading and writing of students with cognitive impairment. The blogosphere was the setting chosen to promote such a study, considering that through her own students develop the creative capacity and begin to express their communication in the texts produced by them, in a simple and dynamic. This initiative aims to help reading and writing, especially students with cognitive impairment so that they do not nullify the activities in the classroom. The methodology used in this research was based on ethnographic research with application of a teaching unit previously completed during the second half of 2009. The fieldwork took place at the Municipal School Ivo Tassis in Governador Valadares, Minas Gerais, with students from 2 nd AC and 3 nd AC (7th and 8th grades) with proper monitoring, which allowed developing projects for the issues that needed further study and that were worked on blogs by the 35 students who proposed to develop the activity, discussing the questions and needs for solution.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBlogspor
dc.subjectLeitura e escritapor
dc.subjectDéficit cognitivopor
dc.subjectAlunospor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectReading and writingeng
dc.subjectCognitive disordereng
dc.subjectStudentseng
dc.subjectLearningeng
dc.titleA utilização dos blogs para auxiliar no processo de leitura e escrita de alunos com déficit cognitivopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Governador Valadares, MG, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo trata do tema educação inclusiva e a construção do saber (leitura e escrita) de alunos com déficit cognitivo, através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s). Seu objetivo principal é refletir sobre de que maneira o uso de blogs auxilia no processo de leitura e escrita de alunos com déficit cognitivo. A blogosfera foi o ambiente escolhido para se promover tal estudo, haja vista que através dela os próprios alunos desenvolvem a capacidade criativa e passam a expressar a sua comunicação nos textos por eles mesmos elaborados, de forma simples e dinâmica. Essa iniciativa visa auxiliar a leitura e escrita, principalmente dos alunos que apresentam déficits cognitivos, para que eles não se anulem das atividades em sala de aula. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi de base etnográfica com aplicação de uma unidade didática previamente elaborada, durante o segundo semestre do ano de 2009. A pesquisa de campo ocorreu na Escola Municipal Ivo de Tassis, em Governador Valadares/MG, com alunos do 2º CA e 3º CA (7ª e 8ª séries) com o devido acompanhamento, o que possibilitou elaborar projetos para os assuntos que necessitavam de aprofundamento e que fossem trabalhados em blogs pelos 35 alunos que se propuseram desenvolver a atividade, discutindo as dúvidas e as necessidades de solução.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto