Entre conceitos e preconceitos, nasce uma escola inclusiva
Resumo
O presente artigo analisa a prática da inclusão de crianças em uma instituição de Educação Infantil, em Santa
Maria, pertencente à Rede Municipal de Ensino. Através de uma revisão bibliográfica e da análise do Plano
Pedagógico busca-se compreender o uso do termo "inclusão" e a sua relação com o cuidado e a educação
presentes no cotidiano da creche na relação teoria/prática. O principal objetivo desse estudo é analisar se o Plano
Político Pedagógico do Centro de Educação Infantil Casa da Criança, contempla a Inclusão, além de conhecer as
práticas que vem sendo implementadas na construção de uma escola inclusiva. A importância de discutir este
tema se justifica pelo fato de que, para os alunos com Necessidades Educacionais Especiais, a inclusão, apesar
de amparada pelas Políticas do Ministério da Educação, não é uma realidade em todas as escolas, sejam elas
públicas ou privadas. Conclui instigando possíveis caminhos para uma pedagogia inclusiva e comprometida com
o desenvolvimento infantil e verificando a coerência com o Projeto Pedagógico da Escola.
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