dc.contributor.advisor | Hattge, Morgana Domênica | |
dc.creator | Ramos, Daisy Mari Braz | |
dc.date.accessioned | 2018-09-28T14:38:38Z | |
dc.date.available | 2018-09-28T14:38:38Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14424 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit cognitivo e Educação de surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Afetividade | por |
dc.title | Entre conceitos e preconceitos, nasce uma escola inclusiva | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit cognitivo e Educação de surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo analisa a prática da inclusão de crianças em uma instituição de Educação Infantil, em Santa
Maria, pertencente à Rede Municipal de Ensino. Através de uma revisão bibliográfica e da análise do Plano
Pedagógico busca-se compreender o uso do termo "inclusão" e a sua relação com o cuidado e a educação
presentes no cotidiano da creche na relação teoria/prática. O principal objetivo desse estudo é analisar se o Plano
Político Pedagógico do Centro de Educação Infantil Casa da Criança, contempla a Inclusão, além de conhecer as
práticas que vem sendo implementadas na construção de uma escola inclusiva. A importância de discutir este
tema se justifica pelo fato de que, para os alunos com Necessidades Educacionais Especiais, a inclusão, apesar
de amparada pelas Políticas do Ministério da Educação, não é uma realidade em todas as escolas, sejam elas
públicas ou privadas. Conclui instigando possíveis caminhos para uma pedagogia inclusiva e comprometida com
o desenvolvimento infantil e verificando a coerência com o Projeto Pedagógico da Escola. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |