Os estagiários e egressos da pedagogia e a gestão da prática pedagógica na educação infantil
Resumo
Este trabalho procura investigar e analisar como os estagiários e os egressos da
Pedagogia compreendem e efetivam em suas salas de aula a gestão da prática
pedagógica em uma Instituição de Educação Infantil. A abordagem metodológica é
de caráter qualitativo, ancorada na etnometodologia, nos estudos de Coulon (1995),
que tem como base a análise empírica de todos os sujeitos envolvidos na ação
pedagógica. Utilizaram-se como dados para a investigação dessa pesquisa análise
das observações da prática docente dos sujeitos, das propostas de estágio e dos
projetos de trabalho, de entrevista semi-estruturada após o período de observação e
de pesquisa bibliográfica acerca das problemáticas envolvidas. Os resultados
obtidos evidenciam que tanto estagiários quanto egressos compreendem que seu
trabalho pedagógico tem como ponto de partida o olhar sobre as crianças e que a
gestão da prática pedagógica começa pelo entendimento do fazer pedagógico a ser
realizado na Educação Infantil. Do mesmo modo, verifica-se que o processo
formativo apresenta ainda uma fragilidade teórica/conceitual e metodológica,
ocasionando a ênfase na formação continuada e a essencialidade dela na formação
de egressos e estagiários. Observa-se também uma falta de clareza sobre a
intencionalidade do ato educativo e a incompreensão sobre o que são, de fato,
projetos de trabalho, refletido em práticas que não acompanham o tema proposto
para o projeto. Portanto, compreende-se que os processos de gestão do espaçotempo,
a gestão teórico-metodológica, dos projetos de trabalho, das especificidades
da educação infantil, da produção do conhecimento e da prática pedagógica
possuem implicações diretas não somente na sala de aula, mas na instituição como
um todo, apontando-se para a necessidade de um curso formativo que promova a
compreensão dessas formas de gestão, bem como da relevância da participação
dos professores na dinâmica educacional transcendendo o espaço da sala de aula.
Coleções
- Gestão Educacional [289]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: