dc.contributor.advisor | Cancian, Viviane Ache | |
dc.creator | Ratzlaff, Cristiane Müller | |
dc.date.accessioned | 2018-10-02T13:00:23Z | |
dc.date.available | 2018-10-02T13:00:23Z | |
dc.date.issued | 2009-12-15 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14442 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This work aims to investigate and analyze how the trainees and graduates of
Pedagogy comprehend and execute in their classroom the management of the
pedagogic practice in an Educational Institution for Children Education. The
methodological approach is of qualitative character, anchored in ethnomethodology,
based in the studies of Coulon (1995), which is based on empirical analysis of all
subjects involved in pedagogical action. Was used as data for the investigation this
research analysis of observations of teaching practice of the subjects, the proposed
apprenticeship and work projects, of semi-structured interview after the observation
period and bibliographical research about the involved problems. The obtained
results show that both trainees and graduates understand that their pedagogical work
has as starting point the view on children and that the management of teaching
practice begins with the understanding of the pedagogical process to be realized in
early childhood education. Similarly, it appears that the training process still has a
weakness a theoretical and methodological, leading to an emphasis on continuing
education and the importance of it in the training of graduates and trainees. It also
observes an unclear about intentionality of the education act and the
incomprehension about what are, in fact, projects of work, reflected in practices that
do not accompanying the theme proposed for the project. Therefore, it is understood
that the processes of management of space-time, management theory and method,
project work, the specifics of early childhood education, construction of knowledge
and pedagogical work have direct implications not only in the classroom, but the
institution as a whole, pointing to the need for a training course to promote the
understanding of these forms of management and the importance of teachers'
participation in educational dynamics transcending the space of the classroom. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Management | eng |
dc.subject | Pedagogic practice | eng |
dc.subject | Childhood education | eng |
dc.title | Os estagiários e egressos da pedagogia e a gestão da prática pedagógica na educação infantil | por |
dc.title.alternative | The trainees and graduates of pedagogy and management of pedagogic practice in early childhood education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Este trabalho procura investigar e analisar como os estagiários e os egressos da
Pedagogia compreendem e efetivam em suas salas de aula a gestão da prática
pedagógica em uma Instituição de Educação Infantil. A abordagem metodológica é
de caráter qualitativo, ancorada na etnometodologia, nos estudos de Coulon (1995),
que tem como base a análise empírica de todos os sujeitos envolvidos na ação
pedagógica. Utilizaram-se como dados para a investigação dessa pesquisa análise
das observações da prática docente dos sujeitos, das propostas de estágio e dos
projetos de trabalho, de entrevista semi-estruturada após o período de observação e
de pesquisa bibliográfica acerca das problemáticas envolvidas. Os resultados
obtidos evidenciam que tanto estagiários quanto egressos compreendem que seu
trabalho pedagógico tem como ponto de partida o olhar sobre as crianças e que a
gestão da prática pedagógica começa pelo entendimento do fazer pedagógico a ser
realizado na Educação Infantil. Do mesmo modo, verifica-se que o processo
formativo apresenta ainda uma fragilidade teórica/conceitual e metodológica,
ocasionando a ênfase na formação continuada e a essencialidade dela na formação
de egressos e estagiários. Observa-se também uma falta de clareza sobre a
intencionalidade do ato educativo e a incompreensão sobre o que são, de fato,
projetos de trabalho, refletido em práticas que não acompanham o tema proposto
para o projeto. Portanto, compreende-se que os processos de gestão do espaçotempo,
a gestão teórico-metodológica, dos projetos de trabalho, das especificidades
da educação infantil, da produção do conhecimento e da prática pedagógica
possuem implicações diretas não somente na sala de aula, mas na instituição como
um todo, apontando-se para a necessidade de um curso formativo que promova a
compreensão dessas formas de gestão, bem como da relevância da participação
dos professores na dinâmica educacional transcendendo o espaço da sala de aula. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |