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dc.contributor.advisorCancian, Viviane Ache
dc.creatorRatzlaff, Cristiane Müller
dc.date.accessioned2018-10-02T13:00:23Z
dc.date.available2018-10-02T13:00:23Z
dc.date.issued2009-12-15
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14442
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis work aims to investigate and analyze how the trainees and graduates of Pedagogy comprehend and execute in their classroom the management of the pedagogic practice in an Educational Institution for Children Education. The methodological approach is of qualitative character, anchored in ethnomethodology, based in the studies of Coulon (1995), which is based on empirical analysis of all subjects involved in pedagogical action. Was used as data for the investigation this research analysis of observations of teaching practice of the subjects, the proposed apprenticeship and work projects, of semi-structured interview after the observation period and bibliographical research about the involved problems. The obtained results show that both trainees and graduates understand that their pedagogical work has as starting point the view on children and that the management of teaching practice begins with the understanding of the pedagogical process to be realized in early childhood education. Similarly, it appears that the training process still has a weakness a theoretical and methodological, leading to an emphasis on continuing education and the importance of it in the training of graduates and trainees. It also observes an unclear about intentionality of the education act and the incomprehension about what are, in fact, projects of work, reflected in practices that do not accompanying the theme proposed for the project. Therefore, it is understood that the processes of management of space-time, management theory and method, project work, the specifics of early childhood education, construction of knowledge and pedagogical work have direct implications not only in the classroom, but the institution as a whole, pointing to the need for a training course to promote the understanding of these forms of management and the importance of teachers' participation in educational dynamics transcending the space of the classroom.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestãopor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectManagementeng
dc.subjectPedagogic practiceeng
dc.subjectChildhood educationeng
dc.titleOs estagiários e egressos da pedagogia e a gestão da prática pedagógica na educação infantilpor
dc.title.alternativeThe trainees and graduates of pedagogy and management of pedagogic practice in early childhood educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste trabalho procura investigar e analisar como os estagiários e os egressos da Pedagogia compreendem e efetivam em suas salas de aula a gestão da prática pedagógica em uma Instituição de Educação Infantil. A abordagem metodológica é de caráter qualitativo, ancorada na etnometodologia, nos estudos de Coulon (1995), que tem como base a análise empírica de todos os sujeitos envolvidos na ação pedagógica. Utilizaram-se como dados para a investigação dessa pesquisa análise das observações da prática docente dos sujeitos, das propostas de estágio e dos projetos de trabalho, de entrevista semi-estruturada após o período de observação e de pesquisa bibliográfica acerca das problemáticas envolvidas. Os resultados obtidos evidenciam que tanto estagiários quanto egressos compreendem que seu trabalho pedagógico tem como ponto de partida o olhar sobre as crianças e que a gestão da prática pedagógica começa pelo entendimento do fazer pedagógico a ser realizado na Educação Infantil. Do mesmo modo, verifica-se que o processo formativo apresenta ainda uma fragilidade teórica/conceitual e metodológica, ocasionando a ênfase na formação continuada e a essencialidade dela na formação de egressos e estagiários. Observa-se também uma falta de clareza sobre a intencionalidade do ato educativo e a incompreensão sobre o que são, de fato, projetos de trabalho, refletido em práticas que não acompanham o tema proposto para o projeto. Portanto, compreende-se que os processos de gestão do espaçotempo, a gestão teórico-metodológica, dos projetos de trabalho, das especificidades da educação infantil, da produção do conhecimento e da prática pedagógica possuem implicações diretas não somente na sala de aula, mas na instituição como um todo, apontando-se para a necessidade de um curso formativo que promova a compreensão dessas formas de gestão, bem como da relevância da participação dos professores na dinâmica educacional transcendendo o espaço da sala de aula.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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