dc.contributor.advisor | Drabach, Neila Pedrotti | |
dc.creator | Rodrigues, Eliete Regina | |
dc.date.accessioned | 2018-10-02T15:08:58Z | |
dc.date.available | 2018-10-02T15:08:58Z | |
dc.date.issued | 2010-09-18 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14447 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | Facing changes in the educational context, it is necessary to reflect on education
projects, especially the Political Pedagogical Project (PPP) and the democratic
management of public education as guaranteed principles of public education by the
Federal Constitution in 1988, which requires a new organization and commitment
from the school. In this sense, this research examines the issue of democratic
management, understanding it from the standpoint of the involvement of all segments
of the school community in making decisions for the functioning of school
organization and from this idea addresses the political existence and practice of PPP,
as a device for growth, improvement in teaching-learning process and construction of
school autonomy. Given this purpose, the research was carried out through a
literature search and research-action in the routine at school Y, promoting a
participatory discussion about your PPP, in order to get answers on how to improve
the teaching-learning process of school by reformulating so in a participatory manner,
their educational project. Among the relationships established between the
theoretical and practical research can identify the PPP and the democratic
management can mean the intentional targeting of educational action towards new
goals, constructed consciously integrated and compliant with norms and attitudes
common to the improvement of process of teaching and learning. At the same time,
this process means the construction of school autonomy in order to collectively
decide on the directions of their educational process, based on the reality of the
individuals that constitute it. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Autonomia da escola | por |
dc.subject | Pedagogical political project | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | School autonomy | eng |
dc.title | O projeto político pedagógico e a gestão escolar democrática | por |
dc.title.alternative | The political project of teaching and democratic school management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Frente às mudanças ocorridas no âmbito educacional, faz-se necessário refletir
sobre os projetos de educação, em especial o Projeto Político Pedagógico (PPP) e a
Gestão Democrática do Ensino Público assegurados como princípios da educação
pública através da Constituição Federal em 1988, os quais demandam uma nova
organização e comprometimento por parte da escola. Neste sentido, esta pesquisa
problematiza a gestão democrática, compreendendo-a do ponto de vista do
envolvimento de todos os segmentos da comunidade escolar na tomada de decisões
para o funcionamento da organização escolar e a partir dessa idéia aborda a
existência política e prática do PPP, como ferramenta de crescimento, de melhoria
no processo ensino-aprendizagem e de construção da autonomia escolar. Diante
deste propósito, a pesquisa realizou-se através de uma investigação bibliográfica e
da pesquisa-ação no cotidiano da Escola Y, situada no município de Fortaleza – CE,
promovendo uma reflexão participativa sobre seu PPP, com o objetivo de obter
respostas de como melhorar o processo ensino-aprendizagem da escola,
reformulando assim, de forma participativa, o seu projeto educacional. Dentre as
relações estabelecidas entre a pesquisa teórica e prática pode-se identificar que o
PPP e a gestão democrática podem significar o direcionamento intencional da ação
educativa rumo a novos objetivos, construídos de forma consciente, integrada e
consensual sobre as normas e atitudes comuns à melhoria do processo de ensinoaprendizagem.
Ao mesmo tempo, este processo significa a construção da autonomia
escolar, no sentido de decidir coletivamente sobre os rumos do seu processo
educativo, tomando como base a realidade dos sujeitos que a constituem. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |