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dc.contributor.advisorDrabach, Neila Pedrotti
dc.creatorRodrigues, Eliete Regina
dc.date.accessioned2018-10-02T15:08:58Z
dc.date.available2018-10-02T15:08:58Z
dc.date.issued2010-09-18
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14447
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractFacing changes in the educational context, it is necessary to reflect on education projects, especially the Political Pedagogical Project (PPP) and the democratic management of public education as guaranteed principles of public education by the Federal Constitution in 1988, which requires a new organization and commitment from the school. In this sense, this research examines the issue of democratic management, understanding it from the standpoint of the involvement of all segments of the school community in making decisions for the functioning of school organization and from this idea addresses the political existence and practice of PPP, as a device for growth, improvement in teaching-learning process and construction of school autonomy. Given this purpose, the research was carried out through a literature search and research-action in the routine at school Y, promoting a participatory discussion about your PPP, in order to get answers on how to improve the teaching-learning process of school by reformulating so in a participatory manner, their educational project. Among the relationships established between the theoretical and practical research can identify the PPP and the democratic management can mean the intentional targeting of educational action towards new goals, constructed consciously integrated and compliant with norms and attitudes common to the improvement of process of teaching and learning. At the same time, this process means the construction of school autonomy in order to collectively decide on the directions of their educational process, based on the reality of the individuals that constitute it.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectAutonomia da escolapor
dc.subjectPedagogical political projecteng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectSchool autonomyeng
dc.titleO projeto político pedagógico e a gestão escolar democráticapor
dc.title.alternativeThe political project of teaching and democratic school managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoFrente às mudanças ocorridas no âmbito educacional, faz-se necessário refletir sobre os projetos de educação, em especial o Projeto Político Pedagógico (PPP) e a Gestão Democrática do Ensino Público assegurados como princípios da educação pública através da Constituição Federal em 1988, os quais demandam uma nova organização e comprometimento por parte da escola. Neste sentido, esta pesquisa problematiza a gestão democrática, compreendendo-a do ponto de vista do envolvimento de todos os segmentos da comunidade escolar na tomada de decisões para o funcionamento da organização escolar e a partir dessa idéia aborda a existência política e prática do PPP, como ferramenta de crescimento, de melhoria no processo ensino-aprendizagem e de construção da autonomia escolar. Diante deste propósito, a pesquisa realizou-se através de uma investigação bibliográfica e da pesquisa-ação no cotidiano da Escola Y, situada no município de Fortaleza – CE, promovendo uma reflexão participativa sobre seu PPP, com o objetivo de obter respostas de como melhorar o processo ensino-aprendizagem da escola, reformulando assim, de forma participativa, o seu projeto educacional. Dentre as relações estabelecidas entre a pesquisa teórica e prática pode-se identificar que o PPP e a gestão democrática podem significar o direcionamento intencional da ação educativa rumo a novos objetivos, construídos de forma consciente, integrada e consensual sobre as normas e atitudes comuns à melhoria do processo de ensinoaprendizagem. Ao mesmo tempo, este processo significa a construção da autonomia escolar, no sentido de decidir coletivamente sobre os rumos do seu processo educativo, tomando como base a realidade dos sujeitos que a constituem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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