Gestão participativa da escola pública
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Data
2009-12-15Autor
Rezende, Cristhyan Vanzetto Neto
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Mostrar registro completoResumo
Escrever sobre gestão escolar participativa é fazer referência à modernização da
gestão da escola pública, que desde o retorno à democracia vem se desenvolvendo
no sistema educacional brasileiro. Tradicionalmente as escolas eram geridas de
forma centralizada em que o diretor detinha todos os poderes decisórios, mas
estabeleceuse
nos meios educacionais da sociedade uma significativa discussão,
que almeja transformar a gestão escolar para que esta seja democrática e
participativa, oportunizando a toda equipe escolar, ao corpo discente e à
comunidade a participarem dos destinos da escola e a tomarem parte no processo
decisório. Esta monografia é uma discussão sobre as transformações ocorridas e
que ainda estão ocorrendo na gestão escolar. A discussão teórica está
fundamentada em autores como José Carlos Libâneo, Dinair da Hora, Luiz
Fernandes Dourado, Hamilton Werneck, Vitor Henrique Paro e outros. Para
complementar o discurso, utilizouse
também as leis que tratam da Educação
Escolar, principalmente da LDB 9394/96. A monografia mostra as características de
uma gestão democrática participativa, contrapondoa
com as gestões tradicionais,
comumente rotuladas por gestão autoritária. O objetivo principal é estabelecer uma
discussão sobre a gestão escolar, produzindo um instrumento de análise e pesquisa
para os educadores que se preocupam com a modernização da educação,
principalmente quando se trata de gerenciálas.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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