Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTrevisan, Tatiana Valéria
dc.creatorRiva, Marlei Pozza
dc.date.accessioned2018-10-04T13:27:40Z
dc.date.available2018-10-04T13:27:40Z
dc.date.issued2009-07-08
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14452
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThe present work “Team Planning: a way to a successful school”. Expresses the worries and the need to plan in groups, with the participation of all the ones involved in the education process. This study aimed at defining the limits and the possibilities of a constant and reflexive planning by the teachers on a continuous, permanent and flexible process ruled by a dialogic, critical, conscious and collective vision. The aim is to contribute to enhance the pedagogical practices at school. This monographic work is organized in chapters, initially the introduction and then the literature revision. In the last one approaches the concepts of planning, their meaning in the teachinglearning process and the prominence of qualified professionals in order to build a participative and collective project in the school context. There is also a reflection about the action of the school community in the enhancing and qualification of the school and teachers’ pedagogical practice. After that, one shows the methodology necessary to reach the proposed aims. In order for that to happen, one chose the descriptive research, of the case study type, in which one carries out interviews with eight teachers of primary schools (first years) and five principals of the fundamental school of the municipal chain of schools from Constantina-RS with the theoretical basis. In the analysis of results, the talks of the interviewed people interlaced with the theoretical basis. Finally, one shows the conclusion and the reference researched. One concludes that the worries about the enhancing in the education quality needs some decentralization and consequently the participation has to become a nuclear concept in the school context.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPlanningeng
dc.subjectPedagogical teameng
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectPlanejamentopor
dc.subjectEquipe pedagógicapor
dc.subjectEducadorespor
dc.subjectEscolapor
dc.titlePlanejamento em equipe: caminho para o sucesso escolarpor
dc.title.alternativeTeam planning: a way to a successful schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho Planejamento em equipe: um caminho para o sucesso escolar, expressa a preocupação e a necessidade de planejar em equipe, com a participação de todos os envolvidos no processo educativo. Este estudo objetivou definir os limites e as possibilidades de um planejamento constante e reflexivo por parte dos professores, dentro de um processo contínuo, permanente e flexível pautado por uma visão dialógica, crítica, consciente e coletiva. A finalidade é a de contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas no contexto escolar. A monografia está organizada em capítulos, inicialmente apresenta-se a introdução e após a revisão de literatura. Nesta aborda-se os conceitos de planejamento, seu significado no processo de ensino aprendizagem e a importância de profissionais qualificados para a construção de um projeto participativo e coletivo no contexto escolar. Também, uma reflexão sobre a ação da comunidade escolar na dinamização e qualificação da prática pedagógica dos professores e da escola. Posteriormente apresenta-se a metodologia utilizada para alcançar os objetivos propostos. Para isso, escolheu-se a pesquisa descritiva, do tipo estudo de caso, realizando entrevistas com oito educadores das Séries Iniciais e cinco gestores do Ensino Fundamental das escolas municipais de Constantina/RS-Brasil. Na análise dos resultados, entrelaçaram-se as falas dos entrevistados com o aporte teórico. Por fim, apresenta-se a conclusão e os referenciais pesquisados. Conclui-se que a preocupação com a melhoria da qualidade da Educação visa à necessidade de descentralização e democratização do planejamento escolar e, consequentemente, a participação deve tornar-se um conceito nuclear e coletivo no contexto escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto