dc.contributor.advisor | Trevisan, Tatiana Valéria | |
dc.creator | Riva, Marlei Pozza | |
dc.date.accessioned | 2018-10-04T13:27:40Z | |
dc.date.available | 2018-10-04T13:27:40Z | |
dc.date.issued | 2009-07-08 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14452 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | The present work “Team Planning: a way to a successful school”. Expresses the
worries and the need to plan in groups, with the participation of all the ones involved
in the education process. This study aimed at defining the limits and the possibilities
of a constant and reflexive planning by the teachers on a continuous, permanent and
flexible process ruled by a dialogic, critical, conscious and collective vision. The aim
is to contribute to enhance the pedagogical practices at school. This monographic
work is organized in chapters, initially the introduction and then the literature revision.
In the last one approaches the concepts of planning, their meaning in the teachinglearning
process and the prominence of qualified professionals in order to build a
participative and collective project in the school context. There is also a reflection
about the action of the school community in the enhancing and qualification of the
school and teachers’ pedagogical practice. After that, one shows the methodology
necessary to reach the proposed aims. In order for that to happen, one chose the
descriptive research, of the case study type, in which one carries out interviews with
eight teachers of primary schools (first years) and five principals of the fundamental
school of the municipal chain of schools from Constantina-RS with the theoretical
basis. In the analysis of results, the talks of the interviewed people interlaced with the
theoretical basis. Finally, one shows the conclusion and the reference researched.
One concludes that the worries about the enhancing in the education quality needs
some decentralization and consequently the participation has to become a nuclear
concept in the school context. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Planning | eng |
dc.subject | Pedagogical team | eng |
dc.subject | Teachers | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Planejamento | por |
dc.subject | Equipe pedagógica | por |
dc.subject | Educadores | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.title | Planejamento em equipe: caminho para o sucesso escolar | por |
dc.title.alternative | Team planning: a way to a successful school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho Planejamento em equipe: um caminho para o sucesso escolar,
expressa a preocupação e a necessidade de planejar em equipe, com a participação
de todos os envolvidos no processo educativo. Este estudo objetivou definir os
limites e as possibilidades de um planejamento constante e reflexivo por parte dos
professores, dentro de um processo contínuo, permanente e flexível pautado por
uma visão dialógica, crítica, consciente e coletiva. A finalidade é a de contribuir para
a melhoria das práticas pedagógicas no contexto escolar. A monografia está
organizada em capítulos, inicialmente apresenta-se a introdução e após a revisão de
literatura. Nesta aborda-se os conceitos de planejamento, seu significado no
processo de ensino aprendizagem e a importância de profissionais qualificados para
a construção de um projeto participativo e coletivo no contexto escolar. Também,
uma reflexão sobre a ação da comunidade escolar na dinamização e qualificação da
prática pedagógica dos professores e da escola. Posteriormente apresenta-se a
metodologia utilizada para alcançar os objetivos propostos. Para isso, escolheu-se a
pesquisa descritiva, do tipo estudo de caso, realizando entrevistas com oito
educadores das Séries Iniciais e cinco gestores do Ensino Fundamental das escolas
municipais de Constantina/RS-Brasil. Na análise dos resultados, entrelaçaram-se as
falas dos entrevistados com o aporte teórico. Por fim, apresenta-se a conclusão e os
referenciais pesquisados. Conclui-se que a preocupação com a melhoria da
qualidade da Educação visa à necessidade de descentralização e democratização
do planejamento escolar e, consequentemente, a participação deve tornar-se um
conceito nuclear e coletivo no contexto escolar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |