Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSarturi, Rosane Carneiro
dc.creatorRodrigues, Marilena Picoli
dc.date.accessioned2018-10-04T13:49:19Z
dc.date.available2018-10-04T13:49:19Z
dc.date.issued2009-12-14
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14453
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis study shows the results of researches done about the inclusion of six-year-old children in the Primary School. The aim is to understand and reflect on how these children are being involved in the municipal Primary School of Ibirabuitã, located in the north region of Rio Grande do Sul. The methodology of investigation was based in a qualitative approach which used observation, having as data-collecting instruments the reports of the activities done every day, discussion with the teachers of the respective grades and debate on the approached contents from 2007 to 2009. The theoretical reference is according to authors who look into the matter. The results obtained in the discussions and observation with teachers who work with the respective grades need a continued formation so that they make clear the understanding of the importance of the student-teacher relation and the addressing of those teachers toward those children which needs to be seen as a different ‘view’ so as the transition from Pre-School to Primary School happens naturally and the emotion and entertainment are taken into account and understood by the teachers as essential to the success of the school life. It is necessary that the policies on Education are rethought creating strategies which enable access, permanence and teaching quality.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectLúdicopor
dc.subjectLiteratingeng
dc.subjectPlayingeng
dc.subjectEntertainmenteng
dc.titleInclusão das crianças de seis anos de idade no ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeInclusion of six-year-old children in the primary schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo apresenta os resultados dos estudos da pesquisa realizada acerca da inclusão das crianças de seis anos de idade no ensino fundamental. O objetivo é compreender e refletir como as crianças de seis anos de idade estão sendo inseridas no Ensino Fundamental da rede municipal de Ensino de Ibirapuitã, localizado na região norte do Estado do Rio Grande do Sul. A metodologia de investigação baseou-se em uma abordagem qualitativa que utilizou como método a observação, tendo como instrumentos de coleta de dados relatório das atividades realizadas diariamente, discussão com os professores das séries, debate sobre os conteúdos trabalhados, durante o período de 2007 a 2009. O referencial teórico pautou-se nos estudos de autores que pesquisam sobre este assunto. Os resultados encontrados nas discussões e observações com os professores que trabalham com as séries em questão precisam de uma formação continuada para que compreendam a importância da relação aluno, professor e o entendimento desses professores com esta faixa etária que precisa ser vista com um “olhar” diferente para que a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental aconteça naturalmente e que o lúdico e a emoção sejam levadas em conta e compreendidas pelo professor como essencial para o sucesso da vida escolar. É preciso que as políticas a cerca da educação sejam repensadas criando estratégias possibilitadoras de acesso, permanência e qualidade de ensino.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto