dc.contributor.advisor | Sarturi, Rosane Carneiro | |
dc.creator | Rodrigues, Marilena Picoli | |
dc.date.accessioned | 2018-10-04T13:49:19Z | |
dc.date.available | 2018-10-04T13:49:19Z | |
dc.date.issued | 2009-12-14 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14453 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This study shows the results of researches done about the inclusion of six-year-old
children in the Primary School. The aim is to understand and reflect on how these children are
being involved in the municipal Primary School of Ibirabuitã, located in the north region of
Rio Grande do Sul. The methodology of investigation was based in a qualitative approach
which used observation, having as data-collecting instruments the reports of the activities
done every day, discussion with the teachers of the respective grades and debate on the
approached contents from 2007 to 2009. The theoretical reference is according to authors who
look into the matter. The results obtained in the discussions and observation with teachers
who work with the respective grades need a continued formation so that they make clear the
understanding of the importance of the student-teacher relation and the addressing of those
teachers toward those children which needs to be seen as a different ‘view’ so as the transition
from Pre-School to Primary School happens naturally and the emotion and entertainment are
taken into account and understood by the teachers as essential to the success of the school
life. It is necessary that the policies on Education are rethought creating strategies which
enable access, permanence and teaching quality. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Brincar | por |
dc.subject | Lúdico | por |
dc.subject | Literating | eng |
dc.subject | Playing | eng |
dc.subject | Entertainment | eng |
dc.title | Inclusão das crianças de seis anos de idade no ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | Inclusion of six-year-old children in the primary school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo apresenta os resultados dos estudos da pesquisa realizada acerca da
inclusão das crianças de seis anos de idade no ensino fundamental. O objetivo é compreender
e refletir como as crianças de seis anos de idade estão sendo inseridas no Ensino
Fundamental da rede municipal de Ensino de Ibirapuitã, localizado na região norte do Estado
do Rio Grande do Sul. A metodologia de investigação baseou-se em uma abordagem
qualitativa que utilizou como método a observação, tendo como instrumentos de coleta de
dados relatório das atividades realizadas diariamente, discussão com os professores das
séries, debate sobre os conteúdos trabalhados, durante o período de 2007 a 2009. O
referencial teórico pautou-se nos estudos de autores que pesquisam sobre este assunto. Os
resultados encontrados nas discussões e observações com os professores que trabalham com
as séries em questão precisam de uma formação continuada para que compreendam a
importância da relação aluno, professor e o entendimento desses professores com esta faixa
etária que precisa ser vista com um “olhar” diferente para que a transição da Educação
Infantil para o Ensino Fundamental aconteça naturalmente e que o lúdico e a emoção sejam
levadas em conta e compreendidas pelo professor como essencial para o sucesso da vida
escolar. É preciso que as políticas a cerca da educação sejam repensadas criando estratégias
possibilitadoras de acesso, permanência e qualidade de ensino. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |