O gestor escolar em uma perspectiva de prática democrática e inclusiva
Abstract
O presente trabalho aborda a temática “O GESTOR ESCOLAR NUMA PERSPECTIVA
DE PRÁTICA DEMOCRÁTICA E INCLUSIVA”, discute a importância do engajamento dos
profissionais da educação no trabalho coletivo. Aponta para a necessidade de superar desafios
levando em consideração a adoção de programas e ferramentas que possibilitem a vivência de
uma escola democrática, cidadã, humanizadora e de qualidade, repensando as práticas
individualistas no contexto escolar. Sendo assim, tem por objetivo: 1) Refletir sobre a relação,
contribuindo no processo de construção de um referencial teórico em relação ao trabalho do
educador em uma perspectiva democrática e inclusiva, com vistas à construção de estratégias de
ação voltadas para a qualidade do ensino. (2) Refletir sobre as relações estabelecidas no interior
das escolas, compreendendo que a postura assumida pela gestão escolar, influencia na prática
pedagógica cotidiana e, que o comprometimento dos professores são fatores determinantes na
construção da escola inclusiva e democrática. Na busca de resposta para as indagações, optou-se
pela pesquisa bibliográfica, com características qualitativas, no sentido de descrever e explicar o
conhecimento sobre o tema escolhido. Discute-se os desafios da gestão democrática no contexto
escolar; sobre a busca pela escola inclusiva, e analisamos os desafios da gestão diante do
processo de inclusão escolar. A pesquisa baseou-se em levantamentos bibliográficos, que tratam
da temática da gestão democrática no sentido de descrever e explicar o conhecimento sobre o
tema escolhido, tendo como desafio investigar a prática de gestão democrática e inclusiva no
contexto escolar.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: