Avaliação institucional da educação: um estudo de caso no Colégio Estadual Cônego Scherer, em Guaíba/RS
Resumen
Esta monografia apresenta resultados de uma pesquisa realizada como Trabalho de
Conclusão do Curso de Especialização Lato-Sensu em Gestão Educacional da Universidade
Federal de Santa Maria, tendo como locus o Colégio Estadual Cônego Scherer, em Guaíba
– RS. A pesquisa teve como objetivo investigar, sistematizar e analisar os índices desta
Escola, em relação aos indicadores de avaliação institucional, incluindo como fontes para a
coleta de dados: o Índice de Desenvolvimento da Educação - IDEB, o CENSO ESCOLAR
(MEC/INEP), o Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB, o Exame Nacional do
Ensino Médio - ENEM e o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do
Sul – SAERS; e através de tabelas quantitativas, comparou-se o desempenho do Colégio
com os índices gerais, nas 5ªs e 8ªs séries do Ensino Fundamental, e nas 1ªs e 3ªs séries do
Ensino Médio; os índices de aprovação e reprovação gerais nas disciplinas de Matemática e
Língua Portuguesa de acordo com o do banco de dados do PROCERGS-ESCOLA. A
pesquisa, sustentada nos referenciais da abordagem qualitativa em Educação, foi do tipo
descritiva, analisando dados da realidade educacional da Escola investigada, a partir de um
estudo de caso (LÜDKE e ANDRÉ, 2008). Para a análise dos dados, foram aprofundados
referenciais da área da gestão educacional (LUCE e MEDEIROS, 2006; FRIGOTTO, 2007);
e dos programas federais e estadual de governo voltados à avaliação escolar institucional
(BRASIL, 2007; RIO GRANDE DO SUL, 2006; SOUSA, 1995; PERONI, 2006; SAVIANI,
2009). As análises realizadas na Escola evidenciaram que os maiores índices de reprovação
ocorrem na 1a série do Ensino Médio; a maior dificuldade que os alunos possuem é nas
disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa; houve melhora do IDEB de 5a a 8a séries,
que passou de 3,5 para 4,2 pontos e houve redução do percentual de reprovação na 3a série
do Ensino Médio no período investigado. A partir dos dados analisados, é possível observar
que a Escola busca sanar suas deficiências na oferta de qualidade do ensino, utilizando-se
de instrumentos de avaliação constante, em relação ao ensino-aprendizagem; ao clima
escolar; à participação dos pais e da comunidade nas tomadas de decisão; à gestão de
pessoas e de processos; à infra-estrutura e análise dos resultados de seu desempenho.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
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