Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCanal, Ana Paula
dc.creatorRoggia, Bruna
dc.date.accessioned2018-10-08T15:22:00Z
dc.date.available2018-10-08T15:22:00Z
dc.date.issued2011-10-14
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14487
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis article aims to evaluate the effectiveness of using software to stimulate language of individuals with hearing loss. The research was conducted at APAE Restinga Seca with two individuals, male, with sensorineural hearing loss (1 Individual moderate in both ears and Individual 2, severe to profound). Underwent assessment of phonological awareness pre-and post-training of phonological awareness. The training was conducted in 12 sessions (2 times week) lasting 45 minutes each, using a specific software for training of listening skills and phonological awareness. Information obtained pre-and post-training were compared descriptively. The analysis of the effectiveness of the method adopted was performed according to the qualitative information provided by research participants. Regarding phonological awareness, the individual had an improvement in alliteration, rhyme and phonemic awareness. Improvements were observed in syllabic awareness. The individual 2 had little result with the training of phonological awareness, possibly because of the degree of hearing loss and reduced time of fitting. With regard to the analysis software, both reported that the use was effective, enjoyable and easy to understand.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPerda auditivapor
dc.subjectConsciência fonológicapor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectHearing losseng
dc.subjectPhonological awarenesseng
dc.subjectLanguageeng
dc.titleEfetividade do uso de tecnologias de informação para estimular linguagem de indivíduos com deficiência auditivapor
dc.title.alternativeEffectiveness of Using Information Technology to Encourage Language-Hearing Individualseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo visa avaliar a efetividade do uso de software para estimular linguagem de indivíduos com deficiência auditiva. A pesquisa foi desenvolvida na Associação de Pais e Amigos dos excepcionais de Restinga Seca com dois indivíduos, do gênero masculino, com perda auditiva neurossensorial; Indivíduo 1: de grau moderado em ambas as orelhas e Indivíduo 2: de grau severo a profundo). Foram submetidos à avaliação da consciência fonológica pré e pós-treinamento da consciência fonológica. O treinamento foi realizado em 12 sessões (2 vezes semanais) com duração de 45 minutos cada, por meio de um software “treino das habilidades auditivas e consciência fonológica”. As informações obtidas pré e pós-treinamento foram comparadas de forma descritiva. A análise da efetividade do método adotado foi realizada de forma qualitativa de acordo com as informações fornecidas pelos participantes da pesquisa. Com relação à consciência fonológica, o indivíduo 1 apresentou melhoras na aliteração, rima e consciência fonêmica. Melhoras não foram observadas na consciência silábica. O indivíduo 2 apresentou resultados pouco efetivos com o treinamento de consciência fonológica, possivelmente, em virtude do grau de perda auditiva e tempo reduzido de protetização. No que se refere à análise do software, ambos informaram que o uso foi efetivo, agradável e de fácil compreensão.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto