Educação em direitos humanos: um desafio global em uma perspectiva local
Resumo
Educar em Direitos Humanos além de estar entre os princípios e metas da educação no Brasil tem sua obrigatoriedade fixada na legislação, devendo ser inserida nos projetos, planos e materiais de ensino em todos os níveis e modalidades e abordada numa perspectiva transversal, disciplinar e/ou interdisciplinar. Considerando esta premissa e a necessidade de disseminação de uma cultura de respeito à dignidade de pessoa humana e promoção de valores como: liberdade, justiça, igualdade, solidariedade, cooperação, paz, sustentabilidade e direitos sociais, econômicos, políticos e culturais, a presente pesquisa objetiva a reflexão sobre as legislações, políticas públicas e práticas de ensino nesta temática. O estudo com enfoque quali-quantitativo, subsidiado por fontes bibliográficas, documentais e auto(biográficas), transita por questionamentos sobre Educação e Direitos Humanos, o papel dos Estados e da Sociedade, pontua a legislação pertinente até encontrar os professores e estudantes do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para o Ensino Profissional da Universidade Federal de Santa Maria que relatam de que forma as normas são entendidas e incorporadas em seu cotidiano e as suas práticas docentes. Dentre outros aspectos, a pesquisa demonstrou que a maioria dos entrevistados entende a Educação em Direitos Humanos como fundamental ou importante, os estudantes percebem a inserção das temáticas nas disciplinas e narram como acontece e os professores confirmam as respostas dos estudantes e contam suas experiências e percepções. Algumas lacunas foram encontradas como: dificuldade na compreensão de alguns conceitos da área, alguns temas caros para os Direitos Humanos foram pouco abordados e a necessidade de melhoria na comunicação existente sobre a divulgação de novas legislações. As experiências são utilizadas para criar unidades de estudo, que destacam as possibilidades e desafios enfrentados, a fim de contribuir para a reflexão e melhorias nas políticas públicas, processo educacional e nas condições de vida coletiva, que requer novas perspectivas na promoção da paz, da preservação do homem e do meio, onde as relações sejam mais humanas.
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