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dc.contributor.advisorSchaf, Frederico Menine
dc.creatorRohde, Melina Dornelles Severo
dc.date.accessioned2018-10-09T12:44:26Z
dc.date.available2018-10-09T12:44:26Z
dc.date.issued2011-10-29
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14498
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe present research was designed in order to verify and analyze how can the information technologies assist the student in the process of environmental education and to realize the landscape with a better understanding of the importance to preserve the riparian vegetation, from the observation of satellite images since Google Earth software. The choice of this tool was based on the difficulty observed by the students to understand and relate content associated to riparian vegetation, when they appear in form of maps and figures. There was the State High School Fr Angelo Bartelle, located in the city of Rosário do Sul-RS, and a class of 8th grade as a laboratory to develop this project in order to assess how can this tool help the students to understand the importance of preserve the riparian vegetation along the riverbanks. Thus, this work does not proposes to present formulas or recipes for how to work with environmental education, but consists in a small theoretical discussion and application of a working methodology. With the application of this methodology, it's possible to evaluate the effectiveness of the use of satellite images from Google Earth software on the environmental education with students from 8th grade working at the riparian margins of the Santa Maria River. Using those satellite images, these students might realize that deforestation is much greater near the urban areas as well as understanding human action is causing serious environmental problems.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTecnologias da informaçãopor
dc.subjectGoogle Eartheng
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectMata ciliarpor
dc.titleO uso de imagens de satélite como ferramenta para educação ambiental no ensino fundamental: um estudo sobre a mata ciliar do Rio Santa Maria em Rosário do Sul - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa foi pensado visando verificar e analisar como as tecnologias da informação podem auxiliar o aluno no processo de educação ambiental e a perceber a paisagem compreendendo melhor a importância de se preservar a mata ciliar, a partir da observação de imagens de satélite do software Google Earth. A escolha da referida ferramenta deve-se a dificuldade observada pelos educandos em compreender e relacionar os conteúdos referentes à vegetação ciliar, quando os mesmos aparecem na forma de mapas e figuras. Teve-se a Escola Estadual de Ensino Médio Padre Ângelo Bartelle no município de Rosário do Sul-RS, e uma turma de 8ª série como laboratório para desenvolver o referido projeto, visando avaliar como este instrumento pode auxiliar o aluno a compreender a importância de se preservar a vegetação ciliar as margens do rio. Desta forma, este trabalho não busca apresentar fórmulas ou receitas de como se trabalhar com a educação ambiental, mas consiste em uma pequena discussão teórica e a aplicação de uma metodologia de trabalho. Com a aplicação da referida metodologia pode-se avaliar a eficácia do uso das imagens de satélite do software Google Earth na educação ambiental com alunos da 8ª série para com a mata ciliar as margens do rio Santa Maria. Com o emprego destas os alunos puderam perceber que o desmatamento é bem maior próximo a área urbana, compreendendo assim como a ação antrópica é causadora de graves problemas ambientais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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