A educação do campo na secretaria municipal de educação: o caso do município de São Gabriel/RS
Abstract
Este trabalho tem como objetivo identificar os desafios e as possibilidades do Setor
de Coordenação das Escolas do Campo (Educação do Campo), dentro do contexto
da Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel/RS. A Educação do Campo
encontra-se em processo de consolidação, enquanto modalidade de ensino e
políticas educacionais, sendo desenvolvida nas instituições de ensino do país. Na
delimitação desta pesquisa, no caso do município de São Gabriel/RS, o trabalho
avança para aproximadamente 600 alunos, em 8 Escolas do Campo, ofertando as
etapas de Educação Infantil à Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi de
estudo de caso, com pesquisas documentais em setores da administração pública e
com entrevistas semi-estruturadas, com servidores e funcionários de secretarias,
bem como com os diretores das instituições de ensino do campo, buscando a coleta
e posterior sistematização das informações relevantes para a atender aos objetivos
propostos. Como resultados, identificou-se a organização e funcionamento da
Secretaria Municipal de Educação, especificando os cargos e setores bem como as
atribuições de cada um deles, delimitando-a na esfera administrativa (Poder
Executivo) do município de São Gabriel/RS. Além disso, especificou/delimitou as
possibilidades e desafios do Setor de Coordenação das Escolas do Campo,
expondo as detalhes/dificuldades do trabalho de gestão e das ações/projetos
desenvolvidos (2017/2018). Ao final, foi apresentado propostas de trabalho no setor
do campo, que ficam como sugestões para outras realidades de Gestão de
Educação do Campo.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: