Concepções e práticas que contribuem no processo de gestão democrática em uma escola municipal de educação infantil em Alegrete
Resumo
Ainda que o tema gestão escolar democrática seja debatido desde há alguns anos, vivenciamos no cotidiano escolar práticas que, de modo geral, ainda não concretizam todos os pressupostos de gestão democrática, sendo notório que estamos tratando de um processo que se concretiza a longo prazo. Diante disso, buscou-se com esta pesquisa investigar quais são os aspectos que colaboram para o processo de consolidação da Gestão Democrática em uma Escola Municipal de Educação Infantil de Alegrete/RS. A pesquisa caracteriza-se metodologicamente como um estudo de caso, com abordagem qualitativa. Os participantes escolhidos representam diferentes segmentos da comunidade escolar (direção, coordenação pedagógica, professores, atendentes e familiares). Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários, sendo submetidos à análise de conteúdo. Os resultados obtidos apontam que existe um claro entendimento sobre a gestão democrática enquanto concepção, porém ela ainda não se efetiva completamente na prática. Podemos afirmar que existe, por parte da comunidade escolar, uma tentativa de concretização da gestão democrática, embora haja desafios a serem superados para que enfim ela possa sair da utopia para concretização efetiva, tais como a participação de todos nos processos deliberativos da escola, bem como também a falta de autonomia de alguns dos segmentos entrevistados.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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