CRFM LIB: uma ferramenta para aplicações com realidade aumentada
Fecha
2018-02-21Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A Realidade Aumentada (RA) caracteriza-se pela adição de elementos virtuais a imagens
do mundo real, criando uma percepção visual de interação entre elementos virtuais e objetos
reais em uma cena visual. Aplicações de Realidade Aumentada, são desenvolvidas
visando apresentar formas interativas de visualização. Pesquisas usando RA, vem abrangendo
as mais diversas áreas, como medicina, ensino, design, manutenção industrial, entretenimento,
arquitetura, entre outras. Para a popularização ainda maior de aplicações
que utilizam deste conceito tecnológico, são necessárias ferramentas cada vez mais acessíveis
que auxiliem desenvolvedores a construírem experiências interativas, usando recursos
tecnológicos comuns, como smartphones ou webcams. Em particular, esta dissertação
apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta para desenvolvimento de aplicações
de Realidade Aumentada para Unity Game Engine, usando como alvo de referência o
Marcador Fiducial Colorido e Recursivo (CRFM). No decorrer do trabalho são descritas
as funcionalidades da ferramenta, englobando processos como Geração de Marcadores,
Correspondência de Cores e ainda detecção de marcadores com projeção de elementos
tridimensionais. Além disso é mostrado o desempenho da ferramenta na detecção dos
marcadores CRFM e como a utilização do processo de Correspondência de Cor pode auxiliar
na detecção quando diferentes tipos de iluminação são aplicados.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: