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dc.creatorMaciel, Gisiele Severo
dc.date.accessioned2018-10-10T22:14:04Z
dc.date.available2018-10-10T22:14:04Z
dc.date.issued2018-02-23
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14522
dc.description.abstractAugmented Reality provides innovative interaction techniques. When united with learning, it allows a playfulness that favors and stimulates the attention and interest of children. Human-computer interaction is the general theory that attenuates the human being as the center of the communication process. In this context, this paper presents guidelines for activities performed using Augmented Reality for desktop computers, camera and markers, considering the target audience, the children. The discovery of colors and geometric shapes is based on the proposal of software, through a learning environment, which demonstrates playfulness and provides children with cognitive experiences. Therefore, the concepts of ergonomics, usability and design were applied to guide this research in relation to the well-being and comfort of the target public, who are children of three to six years old. As a result, fifteen guidelines, which integrate important aspects for accomplishing the interaction in a satisfactory way, were obtained, and the application of software, with an interface oriented to the ludic activity, which tests, illustrates and emphasizes the orientations found. The data collection performed through the tests with the proposed ideal environment, and the questionnaires applied to the target public, prove that the guidelines are effective for activities in Augmented Reality.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRealidade aumentadapor
dc.subjectInteração humano-computadorpor
dc.subjectLudicidadepor
dc.subjectAugmented realityeng
dc.subjectComputer-human interactioneng
dc.subjectPlayfulnesseng
dc.titleDiretrizes para as atividades em realidade aumentada: a descoberta das cores e das formas geométricaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA Realidade Aumentada proporciona técnicas inovadoras e prazerosas de interação. Quando unida ao aprendizado permite uma ludicidade que favorece e estimula a atenção e o interesse das crianças. A interação humano-computador é a teoria geral que atenua o ser humano como sendo o centro do processo da comunicação. Em vista disso, este trabalho apresenta diretrizes para as atividades realizadas através da Realidade Aumentada, com computadores de mesa, câmera e marcadores, considerando o público alvo, as crianças. A descoberta das cores e das formas geométricas é realizada a partir da proposta de um software, através de um ambiente de aprendizado, o qual evidencia a ludicidade e proporciona experiências cognitivas às crianças. Para tanto, aplicou-se os conceitos de ergonomia, usabilidade e design para nortear esta pesquisa, em relação ao bem estar e o conforto do público alvo, que possuem de três a seis anos de idade. Como resultado, obtiveram-se quinze diretrizes que englobam todos os aspectos importantes para a realização da interação de modo satisfatório, e a aplicação de um software, com uma interface voltada para a atividade lúdica, a qual testa, ilustra e enfatiza as orientações encontradas. A coleta de dados realizada através dos testes com o ambiente ideal proposto, e os questionários aplicados ao público alvo, comprovam que as diretrizes são eficazes para as atividades em Realidade Aumentada.por
dc.contributor.advisor1Ceolin, Simone Regina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7514884760338859por
dc.contributor.referee1Santos, Osmar Marchi dos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3867718775277531por
dc.contributor.referee2Santos, Thais Christina Webber dos
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3062669390076623por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0079248096295881por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência da Computaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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