dc.contributor.advisor | Amaral, Érico Marcelo Hoff do | |
dc.creator | Ribeiro, Gláucia Rejane de Mello | |
dc.date.accessioned | 2018-10-11T15:33:16Z | |
dc.date.available | 2018-10-11T15:33:16Z | |
dc.date.issued | 2011-04-28 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14531 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description | Título alterado para: A tecnologia no ensino de química | por |
dc.description.abstract | This article presents a study on the importance of using technology in
teaching-learning process chemistry, in this investigation we observed that technologies
serve as background material for conducting research and facilitating the learning
experience, in chemistry teaching, allowing students a better understanding of the
numerous chemical reactions that occur in their day to day, and assist them in virtual learning environments, so they can make appropriate use of quality information
available to the worldwide network of computers, the Internet. The survey results also
revealed that this methodology can contribute effectively to the teaching of chemistry,
since the activity through research, correlation between theory and practice of group
work, and especially the fact of being focused and structured in a way that students
engage in the development of a research task, which can provide meaningful learning of
concepts, in helping these new discoveries and learning, reinforcing and sensitizing
them to the content covered in class, ie using technology as a learning object. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Química | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.subject | Chemistry | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject | Technology | eng |
dc.title | A tecnologia no ensino de química projeto de pesquisa | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta um estudo sobre a importância do uso das tecnologias,
no processo ensino-aprendizagem de Química, nesta investigação observou-se que as
tecnologias servem como material de apoio para a realização de pesquisas e
experiências, facilitando o aprendizado no ensino de Química, permitindo aos alunos
uma melhor compreensão das inúmeras reações químicas que ocorrem no seu dia-a-dia,
além de auxiliar os mesmos em ambientes virtuais de aprendizagem, para que esses
possam utilizar de forma adequada às informações de qualidade disponíveis na rede
mundial de computadores, a Internet. Os resultados da pesquisa revelaram ainda, que
essa metodologia pode contribuir de forma efetiva para o Ensino de Química, uma vez
que a atividade por meio da pesquisa, correlação entre teoria e a prática de trabalhos em
grupos e, sobretudo, pelo fato de estar orientada e estruturada de uma forma que os
estudantes envolvem-se no desenvolvimento de uma tarefa de investigação, que pode
propiciar a aprendizagem significativa de conceitos, auxiliando estes em novas
descobertas e aprendizagens, reforçando e sensibilizando-os para os conteúdos
abordados em sala de aula, ou seja, utilizando a tecnologia como objeto de
aprendizagem. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |