dc.contributor.advisor | Burin, Elias | |
dc.creator | Rosa, Ângela Maria Silva da | |
dc.date.accessioned | 2018-10-15T11:52:27Z | |
dc.date.available | 2018-10-15T11:52:27Z | |
dc.date.issued | 2012-03-10 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14541 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | The aim of this paper is to point out possibilities of digital inclusion in schools. Initially, the article is a
discussion of the importance of digital inclusion in educational institutions and, following the research,
we decided to investigate after the expansion of the school day, the process results in the School Hall
Elementary School Teacher Edwaldo Bernardo Hoffmann, located in the city of Restinga Seca. For
this, we conducted observations in the computer room in order to analyze the behavior of students as well as evaluate the actions of teachers facing this new challenge. We discussed with the children to
identify the influences of the media in different socio-economic realities. We note that digital inclusion
is interpreted differently, because the responses varied according to the cultural universe to which the
child belongs. Therefore, teachers can not ignore the experiences and information brought the
experience out of school, because it contributes to the cultural education of our student. From this
perspective, we propose the instrumentation to educators and students to use this new technology,
access to worldwide computer network and its resources. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inclusão digital | por |
dc.subject | Informática | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Digital inclusion | eng |
dc.subject | Informatics | eng |
dc.subject | Curriculum | eng |
dc.title | Ampliando a jornada escolar com inclusão digital: um estudo de caso | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O objetivo deste artigo é apresentar possibilidades de inclusão digital nas escolas, mais
especificamente, em escolas de ensino da rede pública. Inicialmente faremos uma abordagem sobre
a importância da inclusão digital nas instituições de ensino. Na sequência da pesquisa, optamos por
investigar, após a ampliação da jornada escolar, os resultados do processo de inserção das mídias
na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Edwaldo Bernardo Hoffmann, localizada no
município de Restinga Sêca. Para isso, realizamos observações na sala de informática com o
propósito de analisar o comportamento dos alunos, bem como avaliar as ações dos professores
frente a esse novo desafio. Dialogamos com as crianças para identificar as influências da mídia nas
diferentes realidades socioeconômicas. Constatamos que a inclusão digital é interpretada de forma
diferenciada, pois as respostas variaram de acordo com o universo cultural ao qual a criança
pertence. Assim sendo, os professores não podem ignorar as experiências e as informações trazidas
da vivência fora da escola, porque ela contribui para a formação cultural do nosso educando. Nessa
perspectiva, propomos a instrumentalização aos educadores e aos educandos para o uso dessa nova
tecnologia, o acesso à rede mundial de computadores e aos seus recursos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |