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dc.contributor.advisorBurin, Elias
dc.creatorRosa, Ângela Maria Silva da
dc.date.accessioned2018-10-15T11:52:27Z
dc.date.available2018-10-15T11:52:27Z
dc.date.issued2012-03-10
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14541
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThe aim of this paper is to point out possibilities of digital inclusion in schools. Initially, the article is a discussion of the importance of digital inclusion in educational institutions and, following the research, we decided to investigate after the expansion of the school day, the process results in the School Hall Elementary School Teacher Edwaldo Bernardo Hoffmann, located in the city of Restinga Seca. For this, we conducted observations in the computer room in order to analyze the behavior of students as well as evaluate the actions of teachers facing this new challenge. We discussed with the children to identify the influences of the media in different socio-economic realities. We note that digital inclusion is interpreted differently, because the responses varied according to the cultural universe to which the child belongs. Therefore, teachers can not ignore the experiences and information brought the experience out of school, because it contributes to the cultural education of our student. From this perspective, we propose the instrumentation to educators and students to use this new technology, access to worldwide computer network and its resources.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusão digitalpor
dc.subjectInformáticapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectDigital inclusioneng
dc.subjectInformaticseng
dc.subjectCurriculumeng
dc.titleAmpliando a jornada escolar com inclusão digital: um estudo de casopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO objetivo deste artigo é apresentar possibilidades de inclusão digital nas escolas, mais especificamente, em escolas de ensino da rede pública. Inicialmente faremos uma abordagem sobre a importância da inclusão digital nas instituições de ensino. Na sequência da pesquisa, optamos por investigar, após a ampliação da jornada escolar, os resultados do processo de inserção das mídias na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Edwaldo Bernardo Hoffmann, localizada no município de Restinga Sêca. Para isso, realizamos observações na sala de informática com o propósito de analisar o comportamento dos alunos, bem como avaliar as ações dos professores frente a esse novo desafio. Dialogamos com as crianças para identificar as influências da mídia nas diferentes realidades socioeconômicas. Constatamos que a inclusão digital é interpretada de forma diferenciada, pois as respostas variaram de acordo com o universo cultural ao qual a criança pertence. Assim sendo, os professores não podem ignorar as experiências e as informações trazidas da vivência fora da escola, porque ela contribui para a formação cultural do nosso educando. Nessa perspectiva, propomos a instrumentalização aos educadores e aos educandos para o uso dessa nova tecnologia, o acesso à rede mundial de computadores e aos seus recursos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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