Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBaggio, José Eduardo
dc.creatorRöhrs, Tatiane de Camargo
dc.date.accessioned2018-10-16T12:24:28Z
dc.date.available2018-10-16T12:24:28Z
dc.date.issued2012-12-01
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14558
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractIt is extremely significant to insert various information and communication technologies in schools, from printed materials to computers connected to the Internet, because multiply human potential, increasing access to knowledge, providing innovations in teaching-learning process. ICT are invading our daily lives and influencing various social institutions, among them the school spaces. This study analyzed the pedagogical practices developed at school and the use of technology in the final series, and they are contributing to the teaching and learning of the subjects included therein as well as the quality of this process, the municipal school located in Three Waldemar Wolff Sales -Segredo/RS. Based on the expressions of the teachers, it was possible to know deeper their stories of school life, their formations, enjoying, their interests and needs that manifest when they experience the construction of knowledge. Teachers reported that the use of technological resources classes are more interesting and more students motivated and interested, the contents worked strengthens, broadens knowledge. Information technology and communication can contribute significantly in the teaching-learning process, being the teacher know and evaluate the potential of different media at your fingertips and oportunizar the conscious use by their students, in order to engage them and support them the construction of knowledge. You need to rethink how best to teach and learn. We are living in the Information Age, which is taking a new direction, we have the computer and the Internet as a support tool and source of research to enhance and facilitate our teaching practice, since it allows the instant exchange of information.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.subjectTechnologieseng
dc.titleO uso das TIC nas séries finais da Escola Municipal Waldemar Wolffpor
dc.title.alternativeUse of ICT in the final series of the Municipal School Waldemar Wolffeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoÉ extremamente significativa a inserção de diversas tecnologias de comunicação e informação nas escolas, desde materiais impressos até computadores conectados a Internet, pois multiplicam o potencial humano, aumentando o acesso ao conhecimento, proporcionando inovações no processo ensino-aprendizagem. As TIC estão invadindo nosso cotidiano e influenciando diversas instituições sociais, dentre elas, os espaços escolares. Neste trabalho foram analisadas as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola e o uso das tecnologias nas séries finais, e o que estas estão contribuindo para o ensinoaprendizado dos sujeitos ali inseridos, bem como a qualidade deste processo, na escola municipal Waldemar Wolff, situada no município de Segredo/RS. Com base nas expressões das professoras, foi possível conhecer com mais profundidade suas histórias de vida escolar, suas formações, o que apreciam, seus interesses e necessidades que manifestam no momento que vivenciam a construção do conhecimento. Os professores relataram que com o uso dos recursos tecnológicos as aulas ficam mais interessantes e os alunos mais motivados, reforça os conteúdos trabalhados e amplia o conhecimento. As tecnologias da informação e comunicação podem contribuir significativamente no processo de ensinoaprendizado, cabendo ao professor conhecer e avaliar o potencial das diversas mídias ao seu alcance e oportunizar o uso consciente por seus alunos, com o objetivo de envolvê-los e apoiá-los na construção do conhecimento. É preciso repensar em qual a melhor forma de ensinar e aprender. Estamos vivendo a Era da Informação, que está tomando novos rumos, temos o computador e a internet como ferramenta de apoio e fonte de pesquisas para incrementar e facilitar nossa prática pedagógica, considerando que isso permite a troca instantânea de informações.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto