dc.contributor.advisor | Rosa, Rosane | |
dc.creator | Rosa, Gelba dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2018-10-16T13:23:59Z | |
dc.date.available | 2018-10-16T13:23:59Z | |
dc.date.issued | 2012-12-01 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14560 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, , RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | The world society is characterized as a mediatized society, which requires
study and understanding of its implications in the middle Educational. This
study aims to reflect on the mediation of information as a resource for the
construction of knowledge in Elementary Education. It presents an analysis of
computer use in the educational process. Looking clarify the possible
contribution of the use of this tool in the construction of knowledge. Thus, we
have aimed to know and understand the principles that underlie the
constructionist educational use of the computer with educational purposes. In
this direction, we opted to perform a literature that contributes to a broad study
of the topic in question. Therefore we carried out a literature review on the
subject, supported the theoretical frameworks proposed by Soares (1999),
Valente (1999), Oliveira (2006), Malheiros (2012), Papert (1994) and others.
As a result, we highlight the importance of teachers, most digital migrants, are
aware of the importance of using the potential of new technologies to
characterize the process of teaching and learning. As for the state and the
school, is responsible for training teachers for an appropriation adequate and
effective these new tools for the benefit of student learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject | Information and communication technologies | eng |
dc.title | Um estudo de síntese sobre o uso da informática como ferramenta de ensino-aprendizagem | por |
dc.title.alternative | Summary of a study on the use of information technology as a tool for teaching-learning | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | A sociedade mundial caracteriza-se como uma sociedade midiatizada, o que exige
estudo e entendimento de seus desdobramentos no meio Educacional. Este estudo
objetiva refletir, sobre a mediação da informática como recurso para a construção do
conhecimento na Educação Fundamental. Para tanto, apresenta uma análise do
uso do computador no processo pedagógico. Procura explicitar as possíveis
contribuições da utilização dessa ferramenta na construção do conhecimento.
Assim, tem–se como objetivo conhecer e compreender os princípios educacionais
construcionistas que fundamentam a utilização do computador com finalidades
educacionais. Nesta direção, optou–se por realizar uma pesquisa bibliográfica que
contribui para uma visão ampla do estudo da temática em questão. Para tanto
realizou–se uma revisão bibliográfica acerca da temática, apoiados nos referenciais
teóricos propostos por Soares (1999), Valente (1999), Oliveira (2006), Malheiros
(2012), Papert (1994) e outros. Como resultado, destaca-se a relevância dos
professores, a maioria migrantes digitais, se conscientizem da importância de usar o
potencial das novas tecnologias para qualificar o processo de ensino aprendizagem.
Quanto ao estado e a escola, cabe a responsabilidade de capacitar os professores para uma apropriação adequada e efetiva dessas novas ferramentas em benefício
da aprendizagem do aluno. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |