dc.contributor.advisor | Lebedeff, Tatiana Bolivar | |
dc.creator | Ribas, Joanéia Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2018-10-16T14:16:58Z | |
dc.date.available | 2018-10-16T14:16:58Z | |
dc.date.issued | 2010-07 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14562 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This research refers to one of the hottest issues in education today: The
inclusion of the deaf in mainstream education. It is noticed that in the journey of
education for all and without exception, it is essential that the teacher has defined its
role so that you are aware of their teaching practices. Search, in this work,
understanding how to facilitate the inclusion of deaf students into regular education.
For this to occur include, in fact, it must have communication, organization of content
methodology, psycho-social values and culture. The question of inclusion of the deaf
in an Inclusive School shows an idea of Equal School, for it is necessary to review
the teaching practices, ie, professionals must work together to acquire knowledge of
students with deafness. This study aimed to observe how it has been used computer
resources for students with deafness, also considering the need for a case study of
student searched through activities in the resource room in multifunctional
Specialized Educational Services (ESA) for the evolution their knowledge. Therefore,
it becomes relevant studies on the processes related to the education of deaf
students who, through technology and pedagogy contextualized generates
independence in research, forms and transforms knowledge, improve learning skills
and social interaction. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Surdos | por |
dc.subject | Recursos tecnológicos | por |
dc.subject | Atendimento educacional especializado | por |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Deaf technological resources | eng |
dc.subject | Specialized educational services | eng |
dc.title | Os recursos tecnológicos no atendimento educacional especializado para aluno surdo | por |
dc.title.alternative | The technological resources in specialized educational services for deaf students | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Boa Vista, RR, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa refere-se a uma das questões mais discutidas atualmente na
área de educação: A inclusão do surdo no ensino regular. Percebe-se que na caminhada de
uma educação para todos e sem exclusão, é fundamental que o professor tenha seu papel
definido para que assim esteja consciente de suas práticas pedagógicas. Busca-se, neste
trabalho, compreender como facilitar a inclusão de alunos surdos no sistema regular de
ensino. Para que ocorra esta inclusão, de fato, é necessário que tenha comunicação,
organização de conteúdo metodológico, valores psico-sociais e culturais. A questão da
inclusão dos surdos em uma Escola Inclusiva mostra uma idéia de Escola Igualitária, para
isso é necessário rever as práticas pedagógicas, ou seja, os profissionais precisam trabalhar
em conjunto para a aquisição de conhecimento do aluno com surdez. Este trabalho teve
como objetivo observar como vem sendo utilizado os recursos da informática para os alunos
com surdez, considerando a necessidade também de um estudo de caso da aluna
pesquisada através de atividades na sala de recurso multifuncional no Atendimento
Educacional Especializado (AEE) para a evolução do seu conhecimento. Portanto, torna-se
relevante os estudos sobre os processos relacionados à educação do aluno surdo que,
através da tecnologia e da pedagogia contextualizada gera independência na pesquisa,
forma e transforma conhecimentos, melhora a aprendizagem escolar e vivência social. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |