Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLebedeff, Tatiana Bolivar
dc.creatorRibas, Joanéia Oliveira
dc.date.accessioned2018-10-16T14:16:58Z
dc.date.available2018-10-16T14:16:58Z
dc.date.issued2010-07
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14562
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis research refers to one of the hottest issues in education today: The inclusion of the deaf in mainstream education. It is noticed that in the journey of education for all and without exception, it is essential that the teacher has defined its role so that you are aware of their teaching practices. Search, in this work, understanding how to facilitate the inclusion of deaf students into regular education. For this to occur include, in fact, it must have communication, organization of content methodology, psycho-social values and culture. The question of inclusion of the deaf in an Inclusive School shows an idea of Equal School, for it is necessary to review the teaching practices, ie, professionals must work together to acquire knowledge of students with deafness. This study aimed to observe how it has been used computer resources for students with deafness, also considering the need for a case study of student searched through activities in the resource room in multifunctional Specialized Educational Services (ESA) for the evolution their knowledge. Therefore, it becomes relevant studies on the processes related to the education of deaf students who, through technology and pedagogy contextualized generates independence in research, forms and transforms knowledge, improve learning skills and social interaction.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectSurdospor
dc.subjectRecursos tecnológicospor
dc.subjectAtendimento educacional especializadopor
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectDeaf technological resourceseng
dc.subjectSpecialized educational serviceseng
dc.titleOs recursos tecnológicos no atendimento educacional especializado para aluno surdopor
dc.title.alternativeThe technological resources in specialized educational services for deaf studentseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Boa Vista, RR, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa refere-se a uma das questões mais discutidas atualmente na área de educação: A inclusão do surdo no ensino regular. Percebe-se que na caminhada de uma educação para todos e sem exclusão, é fundamental que o professor tenha seu papel definido para que assim esteja consciente de suas práticas pedagógicas. Busca-se, neste trabalho, compreender como facilitar a inclusão de alunos surdos no sistema regular de ensino. Para que ocorra esta inclusão, de fato, é necessário que tenha comunicação, organização de conteúdo metodológico, valores psico-sociais e culturais. A questão da inclusão dos surdos em uma Escola Inclusiva mostra uma idéia de Escola Igualitária, para isso é necessário rever as práticas pedagógicas, ou seja, os profissionais precisam trabalhar em conjunto para a aquisição de conhecimento do aluno com surdez. Este trabalho teve como objetivo observar como vem sendo utilizado os recursos da informática para os alunos com surdez, considerando a necessidade também de um estudo de caso da aluna pesquisada através de atividades na sala de recurso multifuncional no Atendimento Educacional Especializado (AEE) para a evolução do seu conhecimento. Portanto, torna-se relevante os estudos sobre os processos relacionados à educação do aluno surdo que, através da tecnologia e da pedagogia contextualizada gera independência na pesquisa, forma e transforma conhecimentos, melhora a aprendizagem escolar e vivência social.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto