dc.contributor.advisor | Rodrigues, Graciela Fagundes | |
dc.creator | Rodrigues, Gisele Pereira | |
dc.date.accessioned | 2018-10-16T14:55:49Z | |
dc.date.available | 2018-10-16T14:55:49Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14563 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.title | Surdos de Encruzilhada do Sul: a construção de uma identidade | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Encruzilhada do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Com a criação da classe especial para surdos, na Escola Estadual de Educação
Básica Borges de Medeiros, em 2003, iniciou-se uma nova fase na vida dos surdos.
Este artigo se propõe a analisar as relações dos alunos surdos nesta classe
especial, e a influência destas na construção da identidade surda. Através do
estudo da trajetória deste grupo, com suas conquistas e contribuições da classe
especial de surdos, pretende-se identificar aspectos relevantes e determinantes para
a constituição da identidade surda deste pequeno grupo de alunos. A análise dos
dados evidenciou que a freqüência na classe especial de surdos, com a aquisição
da língua de sinais aliado a constante interação com seus pares, iniciou o processo
de construção da identidade dos alunos surdos de Encruzilhada do Sul. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |