O trabalho de professoras iniciantes na escola: relações entre gestão escolar e pertença profissional
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Data
2012-01-19Autor
Rodrigues, Isabel Daiane Weber Machry
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O trabalho dos professores é um dos fatores intrínsecos à educação escolar, sendo
pertinente a análise dos contextos em que estes profissionais estão inseridos e
como o próprio sistema de gestão educacional e escolar acontece nesse processo
para recebê-los e proporcionar condições para que desenvolvam seu trabalho. Ao
analisar os fatores que contribuem com a elaboração do sentido de pertença
profissional dos professores, outras possibilidades podem ser vislumbradas, ou
mesmo reafirmadas, para que esse processo ocorra de uma forma cada vez mais
adequada. Acredita-se que, quando se tornam conscientes situações vivenciadas,
se possibilita também a análise, reflexão e proposição de alternativas para melhoria.
Parte-se do pressuposto que, ao desenvolverem seu trabalho, os professores
interagem com diferentes situações que podem favorecer ou não a sua pertença
profissional, especialmente para os professores que são iniciantes na escola. Assim,
esta investigação trata das contribuições da gestão escolar para a pertença
profissional dos professores na escola e caracteriza-se por uma abordagem
qualitativa tendo por especificidade o estudo de caso. As interlocutoras são seis
professoras de escolas públicas de Santa Maria, com as quais a questão de
pesquisa foi tratada por meio de entrevistas. A produção e análise dos dados foi
realizada conforme a proposta de Análise de Conteúdo. Tais análises indicam
elementos fundamentais para a elaboração do sentido de pertença profissional,
como a reação de acolhimento do grupo e reconhecimento do trabalho realizado
pelas professoras iniciantes, e, por outro lado, evidenciam dificuldades que ainda
estão presentes no processo de inserção, especialmente no que se refere aos
espaços de participação. É um estudo relevante no sentido de aprofundar reflexões
no campo educacional sobre a atividade profissional dos professores e sua
constituição como gestores em seu contexto de atuação e considerando suas
implicações, sendo assim possível ter mais conscientes os processos e vivências de
gestão e, consequentemente, uma atitude cada vez mais adequada às intenções
educacionais e favorável ao trabalho dos professores.
Coleções
- Gestão Educacional [292]
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