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dc.contributor.advisorFerreira, Liliana Soares
dc.creatorRodrigues, Isabel Daiane Weber Machry
dc.date.accessioned2018-10-16T15:27:44Z
dc.date.available2018-10-16T15:27:44Z
dc.date.issued2012-01-19
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14564
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2012.por
dc.description.abstractThe work of teachers is linked to school education and is relevant analysis of the contexts that these professionals are inserted and how the system of school and educational management happens in this process, because the conditions to develop their work. In analyzing, the factors that contribute to development of a sense of belonging of the teachers, other possibilities can to have, or reaffirmed. Then, this process occurs in more appropriate manner. When they become aware of situations experienced, it also enables the analysis, reflection and proposing alternatives for improvement. In developing their work, teachers interact with different situations that may favor or don´t for belong to the profession, especially for teachers who are new in school. Therefore, this research is with the contributions of the school management for beginners teachers in school and is characterized by a qualitative approach. It´s a specific case study. The interlocutors are teachers from public schools in Santa Maria, they was interviews. The data production and analysis was as proposed by Content Analysis. The analysis indicates key elements for the elaboration of the professional sense of belonging. These elements are the reaction of the group and recognition the work of beginning teachers, and, on the other hand, show the difficulties that are still present in the integration process, specially about spaces for participation. It is an important study to deepen reflections in the educational field on the professional activity of teachers in their work context and considering its implications, then it’s possible to be more aware of the processes and experiences of management and, consequently, an attitude most appropriate by educational intentions and favorable to the work of teachers.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProfessoras iniciantespor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectPertença profissionalpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectBeginning teacherseng
dc.subjectWorkeng
dc.subjectProfessional belongineng
dc.subjectSchool managementeng
dc.titleO trabalho de professoras iniciantes na escola: relações entre gestão escolar e pertença profissionalpor
dc.title.alternativeThe work of beginning teachers in school: relations between school management and professional belongingeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO trabalho dos professores é um dos fatores intrínsecos à educação escolar, sendo pertinente a análise dos contextos em que estes profissionais estão inseridos e como o próprio sistema de gestão educacional e escolar acontece nesse processo para recebê-los e proporcionar condições para que desenvolvam seu trabalho. Ao analisar os fatores que contribuem com a elaboração do sentido de pertença profissional dos professores, outras possibilidades podem ser vislumbradas, ou mesmo reafirmadas, para que esse processo ocorra de uma forma cada vez mais adequada. Acredita-se que, quando se tornam conscientes situações vivenciadas, se possibilita também a análise, reflexão e proposição de alternativas para melhoria. Parte-se do pressuposto que, ao desenvolverem seu trabalho, os professores interagem com diferentes situações que podem favorecer ou não a sua pertença profissional, especialmente para os professores que são iniciantes na escola. Assim, esta investigação trata das contribuições da gestão escolar para a pertença profissional dos professores na escola e caracteriza-se por uma abordagem qualitativa tendo por especificidade o estudo de caso. As interlocutoras são seis professoras de escolas públicas de Santa Maria, com as quais a questão de pesquisa foi tratada por meio de entrevistas. A produção e análise dos dados foi realizada conforme a proposta de Análise de Conteúdo. Tais análises indicam elementos fundamentais para a elaboração do sentido de pertença profissional, como a reação de acolhimento do grupo e reconhecimento do trabalho realizado pelas professoras iniciantes, e, por outro lado, evidenciam dificuldades que ainda estão presentes no processo de inserção, especialmente no que se refere aos espaços de participação. É um estudo relevante no sentido de aprofundar reflexões no campo educacional sobre a atividade profissional dos professores e sua constituição como gestores em seu contexto de atuação e considerando suas implicações, sendo assim possível ter mais conscientes os processos e vivências de gestão e, consequentemente, uma atitude cada vez mais adequada às intenções educacionais e favorável ao trabalho dos professores.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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