dc.contributor.advisor | Ferreira, Liliana Soares | |
dc.creator | Rodrigues, Isabel Daiane Weber Machry | |
dc.date.accessioned | 2018-10-16T15:27:44Z | |
dc.date.available | 2018-10-16T15:27:44Z | |
dc.date.issued | 2012-01-19 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14564 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | The work of teachers is linked to school education and is relevant analysis of the
contexts that these professionals are inserted and how the system of school and
educational management happens in this process, because the conditions to develop
their work. In analyzing, the factors that contribute to development of a sense of
belonging of the teachers, other possibilities can to have, or reaffirmed. Then, this
process occurs in more appropriate manner. When they become aware of situations
experienced, it also enables the analysis, reflection and proposing alternatives for
improvement. In developing their work, teachers interact with different situations that
may favor or don´t for belong to the profession, especially for teachers who are new
in school. Therefore, this research is with the contributions of the school
management for beginners teachers in school and is characterized by a qualitative
approach. It´s a specific case study. The interlocutors are teachers from public
schools in Santa Maria, they was interviews. The data production and analysis was
as proposed by Content Analysis. The analysis indicates key elements for the
elaboration of the professional sense of belonging. These elements are the reaction
of the group and recognition the work of beginning teachers, and, on the other hand,
show the difficulties that are still present in the integration process, specially about
spaces for participation. It is an important study to deepen reflections in the
educational field on the professional activity of teachers in their work context and
considering its implications, then it’s possible to be more aware of the processes and
experiences of management and, consequently, an attitude most appropriate by
educational intentions and favorable to the work of teachers. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Professoras iniciantes | por |
dc.subject | Trabalho | por |
dc.subject | Pertença profissional | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Beginning teachers | eng |
dc.subject | Work | eng |
dc.subject | Professional belongin | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.title | O trabalho de professoras iniciantes na escola: relações entre gestão escolar e pertença profissional | por |
dc.title.alternative | The work of beginning teachers in school: relations between school management and professional belonging | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | O trabalho dos professores é um dos fatores intrínsecos à educação escolar, sendo
pertinente a análise dos contextos em que estes profissionais estão inseridos e
como o próprio sistema de gestão educacional e escolar acontece nesse processo
para recebê-los e proporcionar condições para que desenvolvam seu trabalho. Ao
analisar os fatores que contribuem com a elaboração do sentido de pertença
profissional dos professores, outras possibilidades podem ser vislumbradas, ou
mesmo reafirmadas, para que esse processo ocorra de uma forma cada vez mais
adequada. Acredita-se que, quando se tornam conscientes situações vivenciadas,
se possibilita também a análise, reflexão e proposição de alternativas para melhoria.
Parte-se do pressuposto que, ao desenvolverem seu trabalho, os professores
interagem com diferentes situações que podem favorecer ou não a sua pertença
profissional, especialmente para os professores que são iniciantes na escola. Assim,
esta investigação trata das contribuições da gestão escolar para a pertença
profissional dos professores na escola e caracteriza-se por uma abordagem
qualitativa tendo por especificidade o estudo de caso. As interlocutoras são seis
professoras de escolas públicas de Santa Maria, com as quais a questão de
pesquisa foi tratada por meio de entrevistas. A produção e análise dos dados foi
realizada conforme a proposta de Análise de Conteúdo. Tais análises indicam
elementos fundamentais para a elaboração do sentido de pertença profissional,
como a reação de acolhimento do grupo e reconhecimento do trabalho realizado
pelas professoras iniciantes, e, por outro lado, evidenciam dificuldades que ainda
estão presentes no processo de inserção, especialmente no que se refere aos
espaços de participação. É um estudo relevante no sentido de aprofundar reflexões
no campo educacional sobre a atividade profissional dos professores e sua
constituição como gestores em seu contexto de atuação e considerando suas
implicações, sendo assim possível ter mais conscientes os processos e vivências de
gestão e, consequentemente, uma atitude cada vez mais adequada às intenções
educacionais e favorável ao trabalho dos professores. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |