dc.contributor.advisor | Araujo, Luiz Ernani Bonesso de | |
dc.creator | Ribeiro, Pablo da Costa | |
dc.date.accessioned | 2018-10-17T14:38:15Z | |
dc.date.available | 2018-10-17T14:38:15Z | |
dc.date.issued | 2011-07-22 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14575 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The serious imbalances of nature by man are a matter of serious concern to
environmentalists and educators worldwide. To combat the ills that plague the
environment emerged as pedagogical, Environmental Education whose goal is the
dissemination of knowledge about the environment with the aim of assisting in the
conservation and sustainable use of natural resources. However, in an interdisciplinary
education, discipline needs to have allies in other fields of knowledge to assist her in this
difficult task of awareness. The proposal for an ecopedagogy associated with the right,
brings the concern to rescue a supervsor who has knowledge of the different branches
of education in a pluralistic approach, but not specialized. From that idea, presents itself
as an ally of Environmental Education to the national Public Ministry, public defender of
law, the democratic regime and of individual interests unavailable. The interaction of
environmental education with a body of work that court is the Public Ministry, from the
education, may be by means of legal instruments that the latter has in its body of law, if
the term of conduct adjustment (TAC) who comes to serve as a socio-educational
effective to combat the excesses caused by man in nature. The TAC is the instrument of
legal action hue education that Public Ministry can resort to help environmental
education in environmental protection. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Ecopedagogia | por |
dc.subject | Ministério público | por |
dc.subject | Termo de ajustamento de conduta | por |
dc.subject | Sócio-educacional | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Ecopedagogy | eng |
dc.subject | Public ministry | eng |
dc.subject | Term of conduct adjustment | eng |
dc.subject | Socio-educational | eng |
dc.title | O papel do ministério público na educação ambiental por meio do termo de ajustamento de conduta | por |
dc.title.alternative | The role of the public ministry in environmental education through the term of conduct adjustment | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Sepé, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Os graves desequilíbrios verificados na natureza pela ação do homem são motivo de
forte preocupação para ambientalistas e educadores do mundo todo. Para combater os
males que assolam o meio ambiente surgiu como proposta pedagógica a Educação
Ambiental cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, com o fito
de auxiliar na preservação e utilização sustentável dos recursos naturais. Todavia, em
uma perspectiva interdisciplinar de educação, a disciplina precisa contar com aliados de
outros campos do conhecimento para auxiliá-la nessa árdua missão de conscientização
das pessoas. A proposta de uma ecopedagogia associada ao direito, traz a
preocupação de resgatar um orientador que tenha conhecimento dos diversos ramos da
educação em uma abordagem plural, mas não especializada. A partir dessa ideia,
apresenta-se como aliado da Educação Ambiental o órgão do Ministério Público,
instituição pública defensora da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses
individuais indisponíveis. A interação da Educação Ambiental com um órgão de atuação
jurisdicional que é o Ministério Público, a partir da educação, pode se dar por meio de
instrumentos legais de que este último dispõe em seu acervo jurídico, no caso o termo
de ajustamento de conduta (TAC) que vem a servir como proposta sócio-educacional
efetiva para combater os desmandos provocados pelo homem na natureza. O TAC é o
instrumento de atuação legal de matiz educacional que o Ministério Público pode lançar
mão para auxiliar a Educação Ambiental na defesa do meio ambiente. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |