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dc.contributor.advisorAraujo, Luiz Ernani Bonesso de
dc.creatorRibeiro, Pablo da Costa
dc.date.accessioned2018-10-17T14:38:15Z
dc.date.available2018-10-17T14:38:15Z
dc.date.issued2011-07-22
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14575
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe serious imbalances of nature by man are a matter of serious concern to environmentalists and educators worldwide. To combat the ills that plague the environment emerged as pedagogical, Environmental Education whose goal is the dissemination of knowledge about the environment with the aim of assisting in the conservation and sustainable use of natural resources. However, in an interdisciplinary education, discipline needs to have allies in other fields of knowledge to assist her in this difficult task of awareness. The proposal for an ecopedagogy associated with the right, brings the concern to rescue a supervsor who has knowledge of the different branches of education in a pluralistic approach, but not specialized. From that idea, presents itself as an ally of Environmental Education to the national Public Ministry, public defender of law, the democratic regime and of individual interests unavailable. The interaction of environmental education with a body of work that court is the Public Ministry, from the education, may be by means of legal instruments that the latter has in its body of law, if the term of conduct adjustment (TAC) who comes to serve as a socio-educational effective to combat the excesses caused by man in nature. The TAC is the instrument of legal action hue education that Public Ministry can resort to help environmental education in environmental protection.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEcopedagogiapor
dc.subjectMinistério públicopor
dc.subjectTermo de ajustamento de condutapor
dc.subjectSócio-educacionalpor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectEcopedagogyeng
dc.subjectPublic ministryeng
dc.subjectTerm of conduct adjustmenteng
dc.subjectSocio-educationaleng
dc.titleO papel do ministério público na educação ambiental por meio do termo de ajustamento de condutapor
dc.title.alternativeThe role of the public ministry in environmental education through the term of conduct adjustmenteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Sepé, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoOs graves desequilíbrios verificados na natureza pela ação do homem são motivo de forte preocupação para ambientalistas e educadores do mundo todo. Para combater os males que assolam o meio ambiente surgiu como proposta pedagógica a Educação Ambiental cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, com o fito de auxiliar na preservação e utilização sustentável dos recursos naturais. Todavia, em uma perspectiva interdisciplinar de educação, a disciplina precisa contar com aliados de outros campos do conhecimento para auxiliá-la nessa árdua missão de conscientização das pessoas. A proposta de uma ecopedagogia associada ao direito, traz a preocupação de resgatar um orientador que tenha conhecimento dos diversos ramos da educação em uma abordagem plural, mas não especializada. A partir dessa ideia, apresenta-se como aliado da Educação Ambiental o órgão do Ministério Público, instituição pública defensora da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses individuais indisponíveis. A interação da Educação Ambiental com um órgão de atuação jurisdicional que é o Ministério Público, a partir da educação, pode se dar por meio de instrumentos legais de que este último dispõe em seu acervo jurídico, no caso o termo de ajustamento de conduta (TAC) que vem a servir como proposta sócio-educacional efetiva para combater os desmandos provocados pelo homem na natureza. O TAC é o instrumento de atuação legal de matiz educacional que o Ministério Público pode lançar mão para auxiliar a Educação Ambiental na defesa do meio ambiente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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