A formação continuada de professores do Pacto em escolas públicas estaduais abrangidas pela 24ª CRE
Abstract
Este trabalho investiga a temática da formação continuada de professores que foi desenvolvida tendo como objeto o curso de formação continuada do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Pacto), oferecido para educadores das escolas estaduais do Brasil. Nesta pesquisa, analisamos o projeto em cinco escolas públicas estaduais da região central do RS, abrangidas pela 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), durante os anos de 2014 e 2015. O estudo apresenta como objetivo geral: analisar avanços e dificuldades que permearam, durante e após, o processo de formação continuada de professores do Pacto nestas escolas; e como objetivos específicos: verificar que opiniões os professores têm acerca dos saberes docentes mobilizados no contexto escolar; investigar se há correlação entre o saber docente “formação continuada do Pacto” e os demais saberes mobilizados nestas escolas; analisar que opiniões têm os professores e os orientadores de estudo a respeito das temáticas que permearam o Pacto no contexto escolar; e, identificar e descrever as atividades interdisciplinares desenvolvidas e implementadas, durante e após, o Pacto nestas escolas. Em relação aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa mista, que inclui elementos dos métodos qualitativos (estudo de campo) e quantitativos (pesquisa de opinião e correlacional). A coleta de dados, na parte quantitativa, ocorreu por meio de questionário do tipo escala de Likert de 5 pontos, já na parte qualitativa, deu-se por meio dos seguintes instrumentos: observação direta individual não participante anotada no diário de bordo, análise documental, questionário e entrevista semiestruturada. O total dos sujeitos pesquisados foram 74 professores e 5 orientadores de estudo que atuam no ensino médio das cinco escolas supramencionadas. A análise dos dados utilizada na parte quantitativa foi a análise estatística e na parte qualitativa foi a análise textual discursiva. Os resultados da pesquisa de opinião (quantitativa) apontam o predomínio da opinião favorável dos professores em relação aos oito blocos de saberes docentes analisados; já na pesquisa de correlação (também quantitativa), os resultados mostram as correlações moderada e forte entre o bloco de saberes docentes da “formação continuada do Pacto” com o bloco “atividade profissional” e com o bloco “uso de práticas pedagógicas científicas no cotidiano”, respectivamente. Da análise qualitativa, emergiram 12 categorias: o programa Pacto na visão dos educadores; as atividades/metodologias desenvolvidas durante as duas etapas do Pacto; os autores e a linguagem utilizada pelos cadernos do Pacto; (des)valorização profissional; o papel do orientador de estudos e sua formação; as expectativas do Pacto; participação e manutenção do jovem na escola; participação dos professores na gestão democrática da escola; interdisciplinaridade: ainda é difícil, porém, busca-se a construção conjunta; currículo: velhos problemas, novas perspectivas; atividades interdisciplinares implementadas; e, avaliação da aprendizagem: possibilidade de integração. Conclui-se que a formação continuada em serviço no locus da escola pode contribuir para que exista um conjunto de ações voltadas à formação do professor e, consequentemente, resulte na melhoria da qualidade do ensino. Assim, é de suma importância que as políticas públicas de âmbito educacional e os pesquisadores da área incentivem o fomento dos processos de formação continuada de professores.
The following license files are associated with this item: