Percepção ambiental de jovens participantes da VIII turma do projeto pescar Banrisul após a conclusão do módulo consciência ecológica do ser
Resumen
A temática ambiental tornou-se assunto indispensável na construção do ser
ecológico e desenvolvida em todas as esferas de ensino. Utilizada como ferramenta
para inclusão socioambiental, a EA contribui significativamente para atividades que
permite ao ser realizar as interpretações e as percepções sobre a natureza.
Percebe-se uma constante mudança de comportamento social na busca por
interações cotidianas com o ambiente, aprimorando os conhecimentos ambientais
da sociedade, contribuindo assim com os cuidados ao meio. O entendimento dessa
interação do ser humano com o ambiente tem representado um estímulo para
pesquisas de percepção ambiental. Outro fato é, e a inclusão da temática em níveis
diferenciados de ensino, como os cursos de capacitação profissional. Incluir os
Saberes Ecológicos na educação profissional molda a vida de jovens em situação
de risco que buscam essa capacitação. Os jovens revelam uma tendência à
incorporação da temática ambiental em sua formação profissional, a fim de buscar o
diferencial ecológico, como instrumento ao competitivo mercado de trabalho. Sendo
assim, a inclusão do módulo: Consciência Ecológica do Ser no Projeto Pescar
Banrisul, trouxe essa nova visão de EA em cursos de capacitação profissional. Para
isso, é necessário ampliar o foco, dando ênfase às práticas ambientais em todas as
esferas de ensino. Mudando assim, a perspectiva de ação em relação aos
ensinamentos ecológicos, observando mais atentamente, as percepções do ser com
o ambiente e levando em consideração as suas vivências com o meio.
Colecciones
- Educação Ambiental - EaD [323]
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