Gestão escolar: investigando os condicionantes para a consolidação da atuação democrática
Resumo
A presente pesquisa objetivou analisar as condicionantes da gestão escolar democrática. Para tanto desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, que teve a participação de oito escolas públicas de ensino Fundamental, na cidade de Passo Fundo / RS, que durante o ano de 2011, alcançaram notas acima de cinco, no Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Como procedimento metodológico foi realizada uma entrevista com os membros das equipes de gestão das escolas pesquisadas e realizada a análise documental, de cada estabelecimento, investigando as características do trabalho. As reflexões elaborados apontam para a importância de valorizar a participação de toda a comunidade escolar na gestão da instituição através do diálogo e do estabelecimento conjunto de objetivos e metas, promovendo a ação coordenada entre os membros, pela valorização do saber e da ação ética, buscando superar as dificuldades encontradas, incluindo as relacionados ao Sistema Municipal de ensino.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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