dc.contributor.advisor | Gama, Maria Eliza Rosa | |
dc.creator | Riffel, Juliana Barbosa | |
dc.date.accessioned | 2018-10-19T11:05:39Z | |
dc.date.available | 2018-10-19T11:05:39Z | |
dc.date.issued | 2012-12-01 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14602 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | The present study aimed to analyze the constraints of democratic school management. For both developed a qualitative research case study, which was attended by eight primary schools in the city of Passo Fundo / RS, which came during the year two thousand and eleven, more than five notes, assessment Index of Basic Education Development. As methodological procedure was conducted an interview with members of the management teams of the schools surveyed and carried out analysis of educational projects and internal regulations, investigating the characteristics of the work. Reflections elaborated point to the importance of enhancing the participation of the whole school community in the management of the institution. The joint establishment of objectives and goals, promoting the coordinated action among the members, in an environment where dialogue is a form of everyday driving, and utilization of knowledge and ethical action, seeking to overcome the difficulties encountered, including those related to Municipal Education System. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Gestão da educação | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Educational management | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.title | Gestão escolar: investigando os condicionantes para a consolidação da atuação democrática | por |
dc.title.alternative | Management school - investigating the conditions for the consolidation of democratic practice | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa objetivou analisar as condicionantes da gestão escolar democrática. Para tanto desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, que teve a participação de oito escolas públicas de ensino Fundamental, na cidade de Passo Fundo / RS, que durante o ano de 2011, alcançaram notas acima de cinco, no Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Como procedimento metodológico foi realizada uma entrevista com os membros das equipes de gestão das escolas pesquisadas e realizada a análise documental, de cada estabelecimento, investigando as características do trabalho. As reflexões elaborados apontam para a importância de valorizar a participação de toda a comunidade escolar na gestão da instituição através do diálogo e do estabelecimento conjunto de objetivos e metas, promovendo a ação coordenada entre os membros, pela valorização do saber e da ação ética, buscando superar as dificuldades encontradas, incluindo as relacionados ao Sistema Municipal de ensino. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |