Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGama, Maria Eliza Rosa
dc.creatorRiffel, Juliana Barbosa
dc.date.accessioned2018-10-19T11:05:39Z
dc.date.available2018-10-19T11:05:39Z
dc.date.issued2012-12-01
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14602
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThe present study aimed to analyze the constraints of democratic school management. For both developed a qualitative research case study, which was attended by eight primary schools in the city of Passo Fundo / RS, which came during the year two thousand and eleven, more than five notes, assessment Index of Basic Education Development. As methodological procedure was conducted an interview with members of the management teams of the schools surveyed and carried out analysis of educational projects and internal regulations, investigating the characteristics of the work. Reflections elaborated point to the importance of enhancing the participation of the whole school community in the management of the institution. The joint establishment of objectives and goals, promoting the coordinated action among the members, in an environment where dialogue is a form of everyday driving, and utilization of knowledge and ethical action, seeking to overcome the difficulties encountered, including those related to Municipal Education System.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectGestão da educaçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectEducational managementeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.titleGestão escolar: investigando os condicionantes para a consolidação da atuação democráticapor
dc.title.alternativeManagement school - investigating the conditions for the consolidation of democratic practiceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa objetivou analisar as condicionantes da gestão escolar democrática. Para tanto desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, que teve a participação de oito escolas públicas de ensino Fundamental, na cidade de Passo Fundo / RS, que durante o ano de 2011, alcançaram notas acima de cinco, no Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Como procedimento metodológico foi realizada uma entrevista com os membros das equipes de gestão das escolas pesquisadas e realizada a análise documental, de cada estabelecimento, investigando as características do trabalho. As reflexões elaborados apontam para a importância de valorizar a participação de toda a comunidade escolar na gestão da instituição através do diálogo e do estabelecimento conjunto de objetivos e metas, promovendo a ação coordenada entre os membros, pela valorização do saber e da ação ética, buscando superar as dificuldades encontradas, incluindo as relacionados ao Sistema Municipal de ensino.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto