Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBaptaglin, Leila Adriana
dc.creatorRosa, Jovaneli Lara Xavier Siqueira da
dc.date.accessioned2018-10-19T14:50:11Z
dc.date.available2018-10-19T14:50:11Z
dc.date.issued2011-12-15
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14606
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis research aims to address issues of ethnic and racial relations in the school context, taking into account the perceptions that managers have about: black identity and racial equality in the school environment. Management interested in the education of ethnic-racial relations can help children, particularly black children, to seek and recognize their identity through images, content and representations that are in an environment where they spend much of their time, school. Therefore, it is desirable to intensify a critical look at this theme for the school play will not prejudice. This work was conducted with managers of three schools in the municipality of Santa Maria / RS, randomly chosen, two state and one private (in order to compare different realities) aiming to understand the perceptions of managers in the face of ethnic relations in the school environment and whether these have knowledge of affirmative action policies aimed at racial equality in the school context. The survey results show that managers should talk more about the ethnic-racial and that blacks should not be remembered only in dates, but throughout the school year.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectIgualdade racialpor
dc.subjectRepresentação do negropor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectRepresentation of racial equality and blackeng
dc.titleA obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira: um desafio aos gestores escolarespor
dc.title.alternativeThe obligation of the study of history and afro-brazilian culture: a challenge toschool administratorseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEssa pesquisa tem o intuito de abordar questões sobre as relações étnica-racial no contexto escolar, levando em conta as percepções que os gestores tem sobre: identidade negra e igualdade racial no ambiente escolar. Uma gestão interessada na educação das relações étnico-raciais pode auxiliar as crianças, em especial as crianças negras, a buscarem sua identidade e se reconhecerem através das imagens, conteúdos e representações que estão no ambiente onde elas passam uma boa parte do seu tempo, a escola. Por isso, torna-se desejável intensificar um olhar crítico sobre essa temática para que a escola não venha reproduzir preconceito. Essa pesquisa foi desenvolvida com gestores de três escolas do município de Santa Maria/RS, escolhidas aleatoriamente, duas estaduais e uma particular (afim de comparar realidades diferentes) tendo como objetivo compreender as percepções dos gestores frente às relações étnicas no ambiente escola e se esses têm conhecimentos sobre as Políticas de Ações Afirmativas que visam a igualdade racial no contexto escolar. Os resultados da pesquisa demonstram que os gestores devem dialogar mais sobre as relações étnico-raciais e que os negros não devem ser lembrados apenas em datas comemorativas, mas sim durante todo ano letivo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto