Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorScherer, Flavia Luciane
dc.creatorRies, Felipe
dc.date.accessioned2018-10-19T15:24:03Z
dc.date.available2018-10-19T15:24:03Z
dc.date.issued2011-11-09
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14608
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis study aims to identify actions for endomarketing and how these can be beneficial to the Health Department in a municipality in the northern region of Rio Grande do Sul, with emphasis on meeting the work of its employees as well as the commitment to these Secretariat and with the population. Being an endomarketing marketing tool the department can achieve a more effective management in performing the services rendered to population through more motivated public servants and an organizational climate more conducive to the good performance of its services. Initially became bibliographies of several authors, with subsequent case study to achieve the goals. Was presented in the literature review of the literature and statements of authors on the subject prepared. In research by the public institution, questionnaires were filled with employees in order to meet the workplace who work, perspectives, needs and deficiencies identified by the interviewees, as well as interviews with the secretary of health. Once collected the questionnaires, data were tabulated and analyzed. In the last chapter presents the results of research, where it was found that the people of this institution have a good working environment, both by colleagues and superiors, and have small endomarketing programs, however, how these actions directed into the company are necessary to achieve more satisfactory results can be improved or cover other endomarketing activities.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEndomarketingpor
dc.subjectFuncionáriopor
dc.subjectPopulaçãopor
dc.subjectEmployeeeng
dc.subjectPopulationeng
dc.titleEndomarketing como ferramenta de gestão da qualidade na Secretaria de Saúde em um município da região norte do RSpor
dc.title.alternativeEndomarketing as a tool for quality management in the department of health of a city the north of RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo, identificar ações de endomarketing e como estas podem ser benéficas para a Secretaria de Saúde de um município da região norte do Rio Grande do Sul, com ênfase na satisfação do trabalho de seus funcionários e também com o comprometimento destes com a Secretaria e com a população. Sendo o endomarketing uma ferramenta do marketing a secretaria poderá atingir uma gestão mais eficaz em desempenhar os serviços prestados a população, através de servidores públicos mais motivados e com um clima organizacional mais propicio para o bom desempenho de seus serviços. Inicialmente se fez pesquisa em bibliografias de diversos autores, com posterior estudo de caso para atingir os objetivos traçados. Na pesquisa bibliográfica foi apresentada revisão literária e afirmações de autores sobre o tema elaborado. Na pesquisa junto à instituição pública, foram aplicados questionários com os funcionários, a fim de conhecer o ambiente de trabalho que laboram, as perspectivas, necessidades e deficiências encontradas pelos entrevistados, assim como a realização de entrevista com a secretária de saúde. Depois de recolhidos os questionários, os dados foram tabulados e analisados. No último capitulo são apresentados os resultados da pesquisa, onde foi constatado que as pessoas desta instituição possuem um bom ambiente de trabalho, tanto por parte de colegas como de superiores, além de possuir pequenos programas de endomarketing, porem, como estas ações voltadas para dentro da empresa são necessárias para conseguir resultados ainda mais satisfatórios, pode-se melhorar ou então abranger outras ações de endomarketing.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Pública - EaD [307]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Pública - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto