dc.contributor.advisor | Scherer, Flavia Luciane | |
dc.creator | Ries, Felipe | |
dc.date.accessioned | 2018-10-19T15:24:03Z | |
dc.date.available | 2018-10-19T15:24:03Z | |
dc.date.issued | 2011-11-09 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14608 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This study aims to identify actions for endomarketing and how these can be beneficial to
the Health Department in a municipality in the northern region of Rio Grande do Sul,
with emphasis on meeting the work of its employees as well as the commitment to these
Secretariat and with the population. Being an endomarketing marketing tool the
department can achieve a more effective management in performing the services
rendered to population through more motivated public servants and an organizational
climate more conducive to the good performance of its services.
Initially became bibliographies of several authors, with subsequent case study to
achieve the goals. Was presented in the literature review of the literature and
statements of authors on the subject prepared. In research by the public institution,
questionnaires were filled with employees in order to meet the workplace who work,
perspectives, needs and deficiencies identified by the interviewees, as well as interviews
with the secretary of health. Once collected the questionnaires, data were tabulated and
analyzed.
In the last chapter presents the results of research, where it was found that the people of
this institution have a good working environment, both by colleagues and superiors, and
have small endomarketing programs, however, how these actions directed into the
company are necessary to achieve more satisfactory results can be improved or cover
other endomarketing activities. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Endomarketing | por |
dc.subject | Funcionário | por |
dc.subject | População | por |
dc.subject | Employee | eng |
dc.subject | Population | eng |
dc.title | Endomarketing como ferramenta de gestão da qualidade na Secretaria de Saúde em um município da região norte do RS | por |
dc.title.alternative | Endomarketing as a tool for quality management in the department of health of a city the north of RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo, identificar ações de endomarketing e como estas podem
ser benéficas para a Secretaria de Saúde de um município da região norte do Rio
Grande do Sul, com ênfase na satisfação do trabalho de seus funcionários e também
com o comprometimento destes com a Secretaria e com a população. Sendo o
endomarketing uma ferramenta do marketing a secretaria poderá atingir uma gestão
mais eficaz em desempenhar os serviços prestados a população, através de servidores
públicos mais motivados e com um clima organizacional mais propicio para o bom
desempenho de seus serviços.
Inicialmente se fez pesquisa em bibliografias de diversos autores, com posterior estudo
de caso para atingir os objetivos traçados. Na pesquisa bibliográfica foi apresentada
revisão literária e afirmações de autores sobre o tema elaborado. Na pesquisa junto à
instituição pública, foram aplicados questionários com os funcionários, a fim de
conhecer o ambiente de trabalho que laboram, as perspectivas, necessidades e
deficiências encontradas pelos entrevistados, assim como a realização de entrevista
com a secretária de saúde. Depois de recolhidos os questionários, os dados foram
tabulados e analisados.
No último capitulo são apresentados os resultados da pesquisa, onde foi constatado
que as pessoas desta instituição possuem um bom ambiente de trabalho, tanto por
parte de colegas como de superiores, além de possuir pequenos programas de
endomarketing, porem, como estas ações voltadas para dentro da empresa são
necessárias para conseguir resultados ainda mais satisfatórios, pode-se melhorar ou
então abranger outras ações de endomarketing. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |