Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCristino, Ana Paula da Rosa
dc.creatorRibeiro, Claudia da Silva
dc.date.accessioned2018-10-22T15:08:57Z
dc.date.available2018-10-22T15:08:57Z
dc.date.issued2012-11-30
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14623
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThe present study has the objective of analyzing the relation among school management and family and its consequences in the educational process in a Municipal school in Novo Hamburgo (RS). The research of case study type was composed by eleven collaborators: three teachers and eight parents. It was chosen the qualitative approach, being applied the survey with open questions. To the interpretation of the information, it was used simple categorization, approximated to the analysis of the content, being highlighted the following categories: Partnership working; schooling of the parents; school performance of the children; role of the family; relationship family-school; school management; cooperation, school and society; family and education and family in school. It became necessary to know which the distresses of the parents facing the school and also which the distresses of the educators in relation to the family attention to their children/pupil. It was looked for theoretical support to define family, democracy, participation and democratic management. It was observed that the positions are different as to what the educators expect from the family involvement and as to the feeling of this participation in eye of the parents. It was concluded that the families need a bigger involvement in relation to the participation in the teaching-learning process of their children. Since the school should be more opened, worrying about alternatives to favor the parents participation. Among the proposals, it is found the realization of projects developed in a cooperative way, between family and school, which indicate the construction of a proper identity to the institution, in accordance with the society in which it is inserted, that consequently will develop a quality democratic education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectProcesso educativopor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectFamilyeng
dc.subjectEducational processeng
dc.titleGestão escolar e família: implicações no processo educativo em uma escola municipal de Novo Hamburgo (RS)por
dc.title.alternativeSchool management and family: implications in the educational process in a municipal school in Novo Hamburgo (RS)eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo teve por objetivo analisar a relação gestão escolar e família e suas implicações no processo educativo em uma escola Municipal de Novo Hamburgo (RS). A pesquisa do tipo estudo de caso foi composta por onze colaboradores: três professores e oito pais. Optou-se pela abordagem qualitativa, sendo aplicado questionário com perguntas abertas. Para a interpretação das informações, se utilizou categorização simples, aproximada da análise de conteúdo, sendo destacadas as seguintes categorias: Trabalho de parceria; escolarização dos pais; desempenho escolar dos filhos; papel da família; relação família-escola; gestão escolar; cooperação, escola e sociedade; família e educação e família na escola. Tornou-se necessário conhecer quais as angústias dos pais frente à escola e também quais as angústias dos educadores em relação à atenção da família para com seu filho/aluno. Procurou-se apoio teórico para definir família, democracia, participação e gestão democrática. Observou-se que são diferenciadas as posições quanto ao que os educadores esperam da participação das famílias e quanto ao sentido dessa participação na percepção dos pais. Conclui-se que as famílias necessitam de um maior envolvimento em relação à participação no processo ensino-aprendizagem dos filhos. Já a escola deverá estar mais atenta, preocupando-se com alternativas que favoreçam a participação dos pais. Entre as propostas, encontra-se a realização de projetos elaborados de forma cooperativa, entre família e escola, que apontam para a construção de uma identidade própria para a instituição, em consonância com a sociedade em que está inserida, que, consequentemente, desenvolverá uma educação democrática de qualidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto