Mostrar registro simples

dc.creatorFabricio, Valéria de Castro
dc.date.accessioned2018-10-22T20:05:41Z
dc.date.available2018-10-22T20:05:41Z
dc.date.issued2018-03-05
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14628
dc.description.abstractThis research consists of a comparative analysis between narrative structures of the works Contos Gauchescos, by Simões Lopes Neto and Grande Sertão: veredas, by João Guimarães Rosa. Our work is based on the principle that Simões Lopes Neto aimed to rescue, register and perpetuate, through his text, important aspects of the regional legacy sul-rio-grandense. For this,he elaborated a strategy of differentiated narration in Contos Gauchescos, which operates through the interaction of four resources: the opening note, the establishment of a regional narrator profile, the option of dialogue and the insertion of a young interlocutor. We understand that such a model was absorbed by Guimarães Rosa in Grande Sertão: veredas and innovated by him. This projection of actions that includes the creation of a model, it's subsequent influence on another, culminating in it's re-creation and renewal, we call the process of: fixation, meditation and innovation. To identify it, we start with the intent of critical assessments of regionalism with the intent of defining and updating it. Subsequently, we examined the production contexts of two works, aiming to identify their field of influence. Finally, to compare the two structures of narration, we adopt as a theoretical support the essay by Walter Benjamin The narrator considers the work of Nikolai Leskov intending the profiling of the model of narrator and the postulates of Dal Farra about the narrator in first person and it's ideological character. From the benjaminian study, we selected three categories for the approximation of the narrators Blau Nunes and Riobaldo: memory, loquacity and advice. Subsequently, we adopt the postulates of Genette on hypertextuality to select criteria for comparison, specifically: transposition and forging. After such surveys, we compared the narrative structures of the two works based on their similarities, aiming at first to identify them and later to recognize how the process of re-creation and innovation was operated.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectContos gauchescospor
dc.subjectGrande Sertão: Veredaspor
dc.subjectEstrutura de narraçãopor
dc.subjectComparaçãopor
dc.subjectContos gauchescoseng
dc.subjectStructure of narration and comparisoneng
dc.titleDe Blau a Riobaldo: a estratégia de narração como legadopor
dc.title.alternativeFrom Blau to Riobaldo: the strategy of narration as alegacyeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoA presente pesquisa consiste em uma a análise comparativa entre as estruturas de narração das obras Contos Gauchescos, de Simões Lopes Neto, e Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa. Nosso trabalho parte do princípio de que Simões Lopes Neto visava, por meio de seu texto: resgatar, registrar e perpetuar aspectos importantes do legado regional sul-rio-grandense. Para tanto, ampara-se em uma estratégia de narração já consagrada pela tradição literária, mas que ainda não aplicara-se à matéria regional. Tal expediente opera por intermédio da interação de quatro recursos: a nota de abertura, a fixação de um perfil de narrador regional, a opção pelo diálogo e a inserção de um interlocutor jovem. Entendemos que tal modelo foi absorvido por Guimarães Rosa, em Grande sertão: veredas, e inovado por ele. Essa projeção de ações, que compreende a criação de um modelo, sua posterior influenciação em outro, culminando em sua recriação e renovação, denominamos como processo de cristalização, mediação e inovação. Para identificá-lo, partimos de um levantamento das avaliações críticas acerca do regionalismo com o intento de defini-lo e atualizá-lo. Posteriormente, examinamos os contextos de produção das duas obras, objetivando identificar seu campo de influência. Finalmente, para compararmos as duas estruturas de narração, adotamos, como suporte teórico, o ensaio de Walter Benjamim O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov (1936), tencionando o perfilamento do modelo de narrador e os postulados de Dal Farra acerca do narrador em primeira pessoa e seu caráter ideológico. Do estudo benjaminiano, selecionamos três categorias para aproximação dos narradores Blau Nunes e Riobaldo: memória, loquacidade e conselho. Posteriormente, adotamos os postulados de Genette, a respeito da hipertextualidade, para seleção de critérios de comparação, especificamente: a transposição e a forjação. Após tais levantamentos, comparamos as estruturas de narração das duas obras, a partir de suas semelhanças, tendo como meta, em um primeiro momento, identificá-las e, posteriormente, reconhecer de que maneira se operaram os processos de absorção, de mediação e de inovação.por
dc.contributor.advisor1Umbach, Rosani Úrsula Ketzer
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5773862679226891por
dc.contributor.referee1Niederauer, Silvia Helena
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2889585218376107por
dc.contributor.referee2Paula, Luciano Melo de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4187642431835842por
dc.contributor.referee3Santos, Pedro Brum
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8231452052035761
dc.contributor.referee4Fonseca, Orlando
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4423966413352509por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6408439957643624por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International