Comunicação pública voltada para o cidadão: o caso do portal da transparência RS
Resumo
A comunicação pública é um conceito em construção e é abordada neste trabalho, com base em autores como Jorge Duarte, Elizabeth Brandão e Heloíza Matos, como aquela comunicação que é voltada para o cidadão. Para tanto, neste estudo, o objeto escolhido foi o Portal da Transparência RS. Dessa forma, o objetivo principal da pesquisa é verificar se o portal apresenta aspectos da comunicação pública voltado para o cidadão. Os objetivos secundários são: descrever a Administração Pública, a Gestão Pública e a transparência no Brasil; descrever os aspectos da comunicação pública voltada para o cidadão; e, descrever o Programa Estruturante Ajuste Fiscal, o Projeto Transparência RS e o Portal da Transparência RS. No que se refere ao método de pesquisa foi utilizada a pesquisa qualitativa, quanto à estratégia de pesquisa optou-se pelo estudo de caso. Já a análise dos dados foi feita através da análise de conteúdo com a seleção de categorias que possibilitaram chegar ao objetivo deste trabalho. A investigação indica que devido às suas limitações o Portal da Transparência RS não apresenta aspectos de comunicação pública voltada para cidadão e que ainda é preciso evoluir para que se tenha uma comunicação pública realmente efetiva.
Coleções
- Gestão Pública - EaD [343]
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