dc.contributor.advisor | Mallmann, Elena Maria | |
dc.creator | Rosa, Maiandra Pavanello da | |
dc.date.accessioned | 2018-10-25T10:59:47Z | |
dc.date.available | 2018-10-25T10:59:47Z | |
dc.date.issued | 2011-08-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14667 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This study has as the central theme the public policy related to scholar inclusion. The
main target was to understand the inclusion practices conducted in schools from the
actions being taken by managers and especial teachers of three schools in the city of
Santa Maria (RS). For this purpose, was used as a methodological strategy case
study with qualitative approach. Semi-structured interviews were conducted. Stands
out the historical context of Especial Education and the studies about policies created
to inclusive education. The data were examined paying especial attention to the
managers’ and teachers’ views, as well as the actions planed in the pedagogical
projects. The conclusions focus in the democratic managing with the most important
point to the real inclusion of the students with especial needs, emphasizing the
importance of the work of all community (school and scholar community) to the
success of education initiatives. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Inclusive education | eng |
dc.subject | Educational management | eng |
dc.subject | Public policy | eng |
dc.title | Educação inclusiva e políticas públicas: análise da gestão escolar e práticas inclusivas em escolas do município de Santa Maria | por |
dc.title.alternative | School management analysis and inclusive practices in schools in the city of Santa Maria | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polêsine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo teve como tema central as políticas públicas relacionadas à inclusão
escolar. O objetivo principal foi conhecer as práticas de inclusão realizadas nas
escolas a partir das ações que estão sendo realizadas pelos gestores e educadores
especiais de três escolas públicas do município de Santa Maria (RS). Para tanto,
utilizou-se como estratégia metodológica um estudo de caso, com abordagem
qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Destaca-se o contexto
histórico da Educação Especial e os estudos sobre as políticas que foram criadas
em prol da educação inclusiva. Os dados de pesquisa são analisados levando-se em
consideração as concepções dos gestores e educadores especiais, bem como as
ações previstas nos projetos pedagógicos. As conclusões centram-se em torno da
gestão democrática como ponto importante para a efetivação da inclusão dos alunos
com necessidades especiais enfatizando a importância do trabalho de todos (escola
e comunidade escolar) para o sucesso educacional das iniciativas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |