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dc.contributor.advisorMallmann, Elena Maria
dc.creatorRosa, Maiandra Pavanello da
dc.date.accessioned2018-10-25T10:59:47Z
dc.date.available2018-10-25T10:59:47Z
dc.date.issued2011-08-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14667
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis study has as the central theme the public policy related to scholar inclusion. The main target was to understand the inclusion practices conducted in schools from the actions being taken by managers and especial teachers of three schools in the city of Santa Maria (RS). For this purpose, was used as a methodological strategy case study with qualitative approach. Semi-structured interviews were conducted. Stands out the historical context of Especial Education and the studies about policies created to inclusive education. The data were examined paying especial attention to the managers’ and teachers’ views, as well as the actions planed in the pedagogical projects. The conclusions focus in the democratic managing with the most important point to the real inclusion of the students with especial needs, emphasizing the importance of the work of all community (school and scholar community) to the success of education initiatives.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectInclusive educationeng
dc.subjectEducational managementeng
dc.subjectPublic policyeng
dc.titleEducação inclusiva e políticas públicas: análise da gestão escolar e práticas inclusivas em escolas do município de Santa Mariapor
dc.title.alternativeSchool management analysis and inclusive practices in schools in the city of Santa Mariaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polêsine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo teve como tema central as políticas públicas relacionadas à inclusão escolar. O objetivo principal foi conhecer as práticas de inclusão realizadas nas escolas a partir das ações que estão sendo realizadas pelos gestores e educadores especiais de três escolas públicas do município de Santa Maria (RS). Para tanto, utilizou-se como estratégia metodológica um estudo de caso, com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Destaca-se o contexto histórico da Educação Especial e os estudos sobre as políticas que foram criadas em prol da educação inclusiva. Os dados de pesquisa são analisados levando-se em consideração as concepções dos gestores e educadores especiais, bem como as ações previstas nos projetos pedagógicos. As conclusões centram-se em torno da gestão democrática como ponto importante para a efetivação da inclusão dos alunos com necessidades especiais enfatizando a importância do trabalho de todos (escola e comunidade escolar) para o sucesso educacional das iniciativas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [934]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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