Tipos de mapas conceituais resultantes da representação esquemática de conceitos
Resumo
O presente trabalho apresenta a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, nos processos cognitivos que envolvem a aquisição de novos conceitos na forma de mapas conceituais. A elaboração dos mapas conceituais é um processo relacionado ao conhecimento adquirido pelo autor, dependendo do objetivo a ser alcançado e da capacidade em exteriorizar o conhecimento já internalizado. Desse modo, existem vários tipos de mapas, os quais apresentam vantagens e desvantagens em sua construção. Este trabalho teve como objetivo analisar mapas conceituais de 30 alunos, do curso de especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas ao Ensino, na modalidade de ensino a distância, da Universidade Federal de Santa Maria. Os mapas aqui demostrados foram elaborados através do software CmapTools – editor de mapa conceitual - um aplicativo gratuito disponível na internet. Os mapas foram analisados considerando os quatro tipos de mapas que serão abordados, bem como os processos que envolvem a construção do conhecimento de forma significativa, conforme os preceitos de Ausubel. O desenvolvimento desse trabalho possibilitou conhecer a importância da teoria ausubeliana no processo de aprendizagem, bem como pode-se observar que os mapas conceituais podem ser utilizados para as mais variadas áreas de conhecimento, podendo variar o seu modelo de estruturação, de acordo com o objetivo e o conhecimento de seu autor a cerca do que se pretende demonstrar.