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dc.contributor.advisorSagrillo, Daniele Rorato
dc.creatorMarquesin, Felipe Poloni
dc.date.accessioned2018-10-29T12:41:37Z
dc.date.available2018-10-29T12:41:37Z
dc.date.issued2018-06-29
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14699
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis work aims to understand the limits and possibilities of the Political Pedagogical Project (PPP) as a guiding document of the school practices in a municipality school in the city of Ijuí-RS, comprehending the manager role as a coordinated of this process and the others educational agents, in the democratic management perspective. The PPP is one of the most relevant mechanisms concerning the democratic school management, but this document eventually assumes, in the public schools, a bureaucratic role and loses its real function. Based on the relations established between the PPP, the democratic management and the school manager role in the construction and elaboration of this important document, we were able to comprehend the school context. In order to development the research, it was used the qualitative methodology, as well, two instruments to collected the data: the documental analysis of the PPP and a structure interview with parents, teachers and school principals, besides the theoretical review about the subject. The data found demonstrate that only a few people who works in the school, truly knows what the school’s PPP is. We conclude this work, by proposing that the school management should coordinate the entire process of the PPP elaboration in a participatory manner, respecting the differences and the places occupied by each member of the school community.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectGestor escolarpor
dc.subjectComunidade escolarpor
dc.subjectPedagogical political projecteng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectSchool managereng
dc.subjectSchool communityeng
dc.titleO projeto político pedagógico e as práticas cotidianas na gestão escolarpor
dc.title.alternativeThe pedagogical political project and everyday practices in school managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo compreender os limites e possibilidades para que o Projeto Político Pedagógico (PPP) seja um documento norteador das práticas escolares em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Ijuí-RS, entendendo o papel dos gestores na coordenação desse processo e dos demais agentes educativos, numa perspectiva de gestão democrática. O PPP é um dos mecanismos mais relevantes da gestão democrática da escola, mas esse documento acaba assumindo, por vezes, nas escolas públicas de educação básica, um papel apenas burocrático e perde sua verdadeira função. Através das relações entre o PPP, a gestão democrática e o papel dos gestores escolares na construção e elaboração desse importante documento buscou-se conhecer o contexto escolar. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizada a metodologia qualitativa, assim como dois instrumentos de coleta de dados: a análise documental do PPP e questionário aberto, realizado com pais, professores e diretores da escola, além da revisão teórica sobre o tema. Os dados encontrados demonstram que poucas pessoas dentro da escola tem conhecimento do que é verdadeiramente o PPP da escola. Concluo o trabalho propondo que a direção da escola deve coordenar todo o processo de elaboração do PPP de maneira participativa, respeitando as diferenças e os lugares ocupados por cada membro da comunidade escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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