Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSagrillo, Daniele Rorato
dc.creatorRosa, Ilone de Fátima Magerl da
dc.date.accessioned2018-10-29T12:53:35Z
dc.date.available2018-10-29T12:53:35Z
dc.date.issued2018-06-29
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14700
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe present work aims the theme of the Democratic School Management. It aims to understand the challenges and possibilities of building management based on democracy, analyzing how do the organization of the school. To build such knowledge used methodologically a qualitative approach. As a collection instrument were applied questionnaires to five representatives segment of the school community of a state teaching institution in Pinheirinho do Vale / RS. It is concluded that the school management of the institution in case presents aspects concerning school management based on democracy. However, although management has autonomy to create spaces for participation, involving the whole school community in power sharing and decision making, also encounter challenges for its full realization.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectComunidade escolarpor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectDemocracyeng
dc.subjectSchool communityeng
dc.titleGestão escolar democrática: desafios e possibilidadespor
dc.title.alternativeDemocratic school management: challenges and possibilitieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho tem como temática a Gestão Escolar Democrática. Objetiva compreender os desafios e as possibilidades da construção de uma gestão pautada na democracia, analisando como se dá a organização da escola. Para construir tal conhecimento, utilizou-se metodologicamente de uma abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, foram aplicados questionários a cinco representantes de segmento da comunidade escolar de uma instituição de ensino estadual de Pinheirinho do Vale/RS. Concluiu-se que a gestão escolar da instituição em questão apresenta aspectos concernentes à gestão escolar pautada na democracia. No entanto, apesar de a gestão ter autonomia para a criação de espaços de participação, envolvendo toda comunidade escolar na partilha de poder e na tomada de decisões, também enfrenta desafios para a concretização plena.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto