dc.contributor.advisor | Sagrillo, Daniele Rorato | |
dc.creator | Rosa, Ilone de Fátima Magerl da | |
dc.date.accessioned | 2018-10-29T12:53:35Z | |
dc.date.available | 2018-10-29T12:53:35Z | |
dc.date.issued | 2018-06-29 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14700 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The present work aims the theme of the Democratic School Management. It aims to understand the challenges and possibilities of building management based on democracy, analyzing how do the organization of the school. To build such knowledge used methodologically a qualitative approach. As a collection instrument were applied questionnaires to five representatives segment of the school community of a state teaching institution in Pinheirinho do Vale / RS. It is concluded that the school management of the institution in case presents aspects concerning school management based on democracy. However, although management has autonomy to create spaces for participation, involving the whole school community in power sharing and decision making, also encounter challenges for its full realization. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Democracia | por |
dc.subject | Comunidade escolar | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Democracy | eng |
dc.subject | School community | eng |
dc.title | Gestão escolar democrática: desafios e possibilidades | por |
dc.title.alternative | Democratic school management: challenges and possibilities | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como temática a Gestão Escolar Democrática. Objetiva compreender os desafios e as possibilidades da construção de uma gestão pautada na democracia, analisando como se dá a organização da escola. Para construir tal conhecimento, utilizou-se metodologicamente de uma abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, foram aplicados questionários a cinco representantes de segmento da comunidade escolar de uma instituição de ensino estadual de Pinheirinho do Vale/RS. Concluiu-se que a gestão escolar da instituição em questão apresenta aspectos concernentes à gestão escolar pautada na democracia. No entanto, apesar de a gestão ter autonomia para a criação de espaços de participação, envolvendo toda comunidade escolar na partilha de poder e na tomada de decisões, também enfrenta desafios para a concretização plena. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |