dc.contributor.advisor | Pereira, Sueli Menezes | |
dc.creator | Favarim, Denise Teresinha de Souza | |
dc.date.accessioned | 2018-10-29T14:07:33Z | |
dc.date.available | 2018-10-29T14:07:33Z | |
dc.date.issued | 2018-06-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14701 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The present work intends to find answers to the questioning made regarding the very small participation of the Parobeana community when it was mobilized for the nomi-nation of names to elect the School Council and later when the electoral process was carried out. It is hoped to find out the reasons why we had few candidates, few vot-ers, and low community participation. In order to achieve our purposes, we opted for the qualitative research line, characterized by being a case study, of the research-action type, in which one seeks to transform the reality found. We have doubts as to whether the community knows the functions of the School Council, if they know its importance, if they know the current members of the Council and if they voted in this case. The financial resources employed were minimal once the questionnaires were sent via the internet to teachers, employees and students, collecting their opinions. And as for the results, we perceive the need for information, awareness, accountabil-ity and action to reach out to community participants, from the knowledge about what the School Council's functions are for the Democratic Management of the Public School, which is democracy that we live and how we should participate in it, so that in the future we will have a greater participation and that it be aware. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Escola pública | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Conselho escolar | por |
dc.subject | Public school | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | School board | eng |
dc.title | A gestão democrática da escola: mobilização para o processo eleitoral do conselho escolar triênio de 2017 a 2020 | por |
dc.title.alternative | The democratic management of the school: mobilization for the electoral process of the school board trienio of 2017 to 2020 | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Lourenço do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho pretende buscar respostas ao questionamento feito em relação à participação tão diminuta da comunidade Parobeana quando foi mobilizada para a indicação de nomes para eleger o Conselho Escolar e, posteriormente quando foi efetivado o processo eleitoral. Espera-se descobrir quais as razões para que tivés-semos poucos candidatos, poucos eleitores e a baixa participação da comunidade. Para atingirmos nossos propósitos, optamos pela linha de pesquisa qualitativa, ca-racterizada por ser um estudo de caso, do tipo pesquisa-ação, em que se procura transformar a realidade encontrada. Temos dúvidas se a comunidade conhece as funções do Conselho Escolar, se sabem de sua importância, se conhecem os mem-bros atuais do Conselho e se votaram neste pleito. Os recursos financeiros empre-gados foram mínimos uma vez que os questionários foram enviados via internet aos docentes, funcionários e discentes, coletando suas opiniões. E quanto aos resulta-dos percebemos a necessidade da informação, da conscientização, da responsabili-zação e da ação chegar aos participantes da comunidade, desde o conhecimento sobre quais são as funções que o Conselho Escolar possui para a Gestão Democrá-tica da Escola Pública, o que é a democracia que vivemos e como devemos dela participar, para que efetivamente, no futuro tenhamos uma maior participação e que esta seja consciente. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |